O Instituto maria Auxiliadora (IMA), é uma das escolas da Rede Salesiana Brasil que traz consigo o legado pedagógico dos Fundadores São João Bosco e Madre Mazzarello, no qual é baseado nos seguintes elementos:

Fundado no dia 12 de fevereiro de 1928, pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também conhecidas como Irmãs Salesianas. Inicialmente foi denominado Colégio Sagrado Coração de Jesus. Funcionava numa casa de madeira, com quatro cômodos e um galpão, localizado no Centro do Distrito de Bella Aliança, futuro município de Rio do Sul.

 

Meninos e meninas começaram a frequentar o Curso Elementar do Colégio. Aos finais de semana as irmãs recebiam na escola muitas crianças que participavam do Oratório Festivo. Procuravam formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, segundo o Sistema Preventivo de Dom Bosco (Razão, Religião e Amor).

 

Em 1942, o colégio passou a denominar-se Instituto de Educação Maria Auxiliadora porque havia quatro escolas no território catarinense com o mesmo nome deste colégio, dificultando a comunicação. Em 1969, seu nome foi modificado para Instituto Maria Auxiliadora, conhecido como IMA.

O nosso projeto educativo tem como missão promover educação de excelência, alicerçada no Carisma Salesiano que responda às necessidades atuais da sociedade, formando bons cristãos,  honestos cidadãos e profissionais competentes.

 

Na maior rede de escolas católicas do país, educar também é contribuir para a sociedade com atitude, senso crítico e honestidade. É despertar a cidadania e formar pessoas capazes de construir uma sociedade melhor.

 

Valores verdadeiro como educação, respeito e fraternidade são a marca da educação salesiana e motivo de orgulho para quem faz parte da comunidade educativa da nossa escola. Por isso, acreditamos que, o que é do IMA, é pra vida!