IMA - Ensinando a crescer

Notícias

07/10/2016

Projeto de musicalização desenvolve estudo sobre gêneros musicais, instrumentos, artistas e a expressão de sentimentos

Ver mais fotos
No decorrer do 2º trimestre as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental 1 do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), desenvolveram o Projeto de Musicalização. A partir da leitura das orientações do livro de Língua Portuguesa, sobre como seria feita a seleção das canções para compor o CD, os alunos ouviram, cantaram e em alguns momentos até dançaram as músicas sugeridas no material.

Durante o trimestre, os alunos trouxeram suas músicas preferidas para apresentar aos colegas. A professora projetava no data show, para que todos pudessem acompanhar a letra da canção, analisando assim, se o conteúdo da mesma era apropriado e se trazia uma boa mensagem.

A turma também recebeu algumas visitas nesse período e conheceu diferentes estilos musicais através desses artistas. A primeira visita foi a dupla Guilherme e Gabriel (ex-alunos do IMA), que se dedicam a cantar e tocar acordeom e violão. Na ocasião, foi realizada uma entrevista com eles para saber mais sobre como desenvolveram o gosto pela música, como aprenderam a tocar e sobre a carreira artística dos mesmos.

Em outro momento os alunos receberam o artista Kevin Nau (estuda música há muitos anos, faz trabalhos com bandas da região e ministra aulas de violão na Fundação Cultural de Rio do Sul), para apresentar seu trabalho. Ouviram algumas canções e tiveram uma interessante palestra sobre como a música atua no desenvolvimento do cérebro e como influencia emocionalmente.

Outro artista que a turma teve a honra de receber foi Adriano Claro, cantor, compositor e professor de música da Casa da Cultura de Taió. Possui vasta experiência neste ramo, participando de gravações de CDs, ministrando oficinas de musicalização para crianças na Feira do Livro, no SESC itinerante entre outros. No auditório, ele cantou e encantou, tocou músicas de sua autoria, em ritmos gaúchos e argentinos, encantando com seu hábil dedilhar de cordas. Apresentou também canções conhecidas das crianças como: O Pato, A casa, O caderno e outras de Vinícius de Moraes e Toquinho.

Dando continuidade ao projeto, em uma aula de Artes foram trazidos vários instrumentos diferentes como: pandeiros, chocalhos, maracás, apito com sonoridade exótica, pau de chuva, guizos e outros. Nesta aula, a proposta foi de que os alunos explorassem ao máximo os sons que cada instrumento produzia e registrassem em uma folha, criando uma pauta musical. Para finalizar, cada aluno apresentou aos colegas os sons que tiraram de cada instrumento, de acordo com a pauta inventada.

O material trouxe a sugestão de construir um instrumento que produzisse som e que fosse feito com materiais alternativos. Cada aluno se encarregou de pesquisar e construir com sua família algo bem interessante. O resultado foi surpreendente! Vários instrumentos criativos e coloridos e que funcionavam! As crianças muito orgulhosas dos seus instrumentos, apresentaram-lhes aos colegas, contando como foi feito e quem ajudou a fazer. Posteriormente, a turma socializou os mesmos, montando uma bandinha e depois organizando uma exposição na sala.

A turma conversou em sala de aula se alguém tinha algum familiar que cantasse ou tocasse instrumentos e que se dispusesse a vir tocar para os colegas. Na turma do 3º na 2 tiveram dois familiares que compareceram: Mateus (pai da Chaline: vocalista e percussionista) e o Junior (tio da Thaynara, que toca acordeom).

Em outro momento os alunos marcaram um cineminha na escola para assistir o filme: “O SOM DO CORAÇÃO”, que conta sobre a vida de um menino com uma sensibilidade musical extraordinária! Em sala, conversaram sobre o filme, pontuando os acontecimentos que mais chamaram atenção e por fim individualmente, as crianças escreveram um texto sobre o mesmo.

Para encerrar as atividades, cada turma escolheu um nome para o CD e organizou o encarte do mesmo, elaborando apresentação e agradecimentos. Os CDs foram entregues aos alunos, de acordo com o calendário de cada turma.

Todo esse estudo resultou em um livro, sendo que cada criança terá a oportunidade de levá-lo aos seus familiares, afim de compartilhar esses momentos que foram tão especiais.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local