IMA - Ensinando a crescer

Notícias

31/10/2016

Alunos elaboram receitas saudáveis direcionadas para cada fase da vida

Ver mais fotos
Como objetivo de conscientizar os alunos para uma juventude saudável em busca de uma velhice de qualidade no âmbito da atividade física e da alimentação, nesse terceiro trimestre, as turmas do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), estão estudando na disciplina de Educação Física, a importância da alimentação saudável em cada fase da vida.

O tema abordado traz a reflexão acerca da importância da alimentação saudável e direcionada nas fases de crescimento desde os 0 anos passando pela adolescência, juventude, fase adulta e terceira idade, apresentando os alimentos/nutrientes destaques para cada etapa da vida.

O processo de avaliação nessa etapa do trimestre consiste em uma atividade de pesquisa, na qual as turmas apresentam uma receita saudável. No dia da apresentação, os alunos sentam em grupos e discutem entre eles qual a receita foi melhor/mais saudável, para representar no dia da "venda".

Na próxima etapa, designada “O DIA DA VENDA”, os alunos são orientados a elaborar as receitas em porções de degustação, montar suas "barraquinhas de venda" na sala de aula e vender seu alimento aos demais da turma, mostrando o máximo de conhecimento nutricional do respectivo alimento.

Dentro da sala, o circuito e visitas aos espaços do grupo é itinerante e orientado para não haver tumulto. Os alunos se posicionam em frente ao stand, escutam a venda, são autorizados a pegar o alimento e se reunir no grupo para avaliar.

Dessa forma, cada grupo recebe uma ficha e avaliação contendo itens como apresentação, aroma, sabor, textura, se a venda foi convincente e se repetiria a receita em casa. Após o momento de avaliação, os alunos são orientados a seguir para a próxima mesa para ouvir as vendas até acabar as visitas.

“Enquanto disciplina e professor de Educação Física, estou muito feliz e satisfeito com a resposta e crédito que os alunos tiveram com o tema. Eles entenderam e acreditaram na proposta e nos benefícios e consequências do trabalho/tema trimestral”, ressaltou o professor, Jorge Luiz Ramos Porto Thimotheo.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local