IMA - Ensinando a crescer

Notícias

28/11/2016

Aprendendo as medidas do corpo na prática

Ver mais fotos
A turma do Infantil 03 (Turma da Panda) desenvolveu no segundo semestre juntamente com a professora Geane da Silva Kloth, propostas referentes aos conceitos de “Grandezas e Medidas”. Com o objetivo de realizar a comparação de grandezas, noções de medidas de comprimento, noções de medidas de capacidade, criar estratégias para a resolução de problemas e perceber a sua importância no cotidiano escolar e na sociedade.

Entre as atividades desenvolvidas estão: tamanho das mãos, pé com pé, quando eu nasci, tamanho atual, entrando em caixa e santo em distância. De acordo com a docente, apesar de ainda existir a concepção de que os pequenos aprendem as coisas com um nível crescente de dificuldades, ou seja, primeiro deve-se explorar conteúdos simplificados e só depois em sua complexidade real, hoje é sabido que eles são capazes de interagir também com números grandes. Isso porque interpretam essas informações fazendo-se valer do conhecimento prévio que detêm. Afinal, com números pequenos, não é possível descobrir as regularidades do sistema, como o fato de toda dezena ter dois dígitos ou o grupo do 20 começar sempre com 2.

Os pequenos conseguem perceber regularidades ao interagir com fragmentos da sequência numérica, pois buscam uma lógica para explicar o que não entendem. Fazem comparações e elaboram hipóteses sobre o funcionamento do sistema, mesmo que ainda não saibam o nome deles ou o que significam.

Ensinar os alunos, desde a Educação Infantil, a medir facilita o ensino da matemática e de outras disciplinas. Quando trabalhamos qualquer conteúdo com crianças, é preciso colocá-lo em prática, ou seja, mostrar que em situações simples do dia a dia o encontramos, assim o estudo fará sentido.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local