IMA - Ensinando a crescer

Notícias

14/12/2016

Brincadeiras de pais e avós: um resgate da cultura infantil

Ver mais fotos
A Turma do Panda (Infantil 3) do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), juntamente com a professora Geane da Silva Kloth durante o segundo semestre desenvolveram o projeto “Baú de Memórias”, privilegiando o trabalho com brincadeiras que foram conhecidas a partir de repertório de pessoas importantes na vida das crianças: pais, avós, professora e elas próprias. A proposta foi voltada para que as crianças vivenciassem e aprendessem sobre a cultura infantil da época dessas pessoas aumentando o seu repertório de brincadeiras.

Para sensibilizar a turma quanto a importância do baú, a professora fez a leitura do livro “O Baú do Tatu”, da autora Marta Lagarta e da ilustradora Simone Mathias, publicado pela editora Salesiana em 2007. Paralelo ao projeto, foram propostas atividades complementares trabalhando movimentos importantes para essa faixa etária.
Muitas ações foram desencadeadas, entre elas:

• Pesquisa sobre brincadeiras com a família;
• Vivência de jogos e brincadeiras;
• Confecção de brinquedos;
• Conversa acerca dos desafios contidos em cada brincadeira;
• Registros individuais e coletivos a partir dessas reflexões, por meio de desenho, escritas e fotos.

A turma conheceu as brincadeiras preferidas dos colegas, os lugares onde brincam, comparando com os lugares onde os familiares brincavam.

As brincadeiras vivenciadas foram: copobol, alerta, jogo um dentro (bobinho), copofone, pular elástico, bolinha de gude, bilboquê, jogo da velha, vai e vem, carrinho de rolimã, perna de pau, bola de pano, peteca, cinco marias, pipa, entre outras. Com isso, puderam investigar, descobrir, inventar, criar, aprender e socializar.

“Durante o projeto quem veio nos alegrar foi o professor de Educação Física da escola, Jorge Luiz Ramos Porto Thimotheo, pai da aluna Júlia Thimótheo. Na ocasião, o professor coordenou uma das brincadeiras pesquisada pela aluna (rouba bandeira) e aproveitou para trazer outras brincadeiras para o conhecimento e vivencia da turma. Nosso muito obrigada! ”, ressaltou a professora, Geane da Silva Kloth.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local