IMA - Ensinando a crescer

Notícias

10/06/2016

Brincando com estimativas na adição e subtração de objetos

Ver mais fotos
Nos dias 04 e 18 de maio a turma do Infantil III (Turma do Panda) do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), juntamente com a professora Geane da Silva Kloth e auxiliar Nayane Ricobon Xavier, desenvolveram a atividade: E AGORA, QUANTOS TEM? Proposta adaptada do portfólio de Matemática da Rede Salesiana Brasil (RSB).

Primeiramente no grande grupo, a professora pediu para que cada aluno colocasse dentro do seu saquinho três tampinhas, em seguida, pediu para que adicionassem mais cinco tampinhas, neste momento, as crianças tentavam dizer sua estimativa da soma de tampinhas contidas dentro do seu saquinho sem olhar para contar. A atividade se repetiu várias vezes até obter a soma máxima de 30 tampinhas, onde a turma repetiu o mesmo processo quando realizou a retirada das tampinhas dentro do saquinho, exercitando assim, a estimativa de subtração.

No segundo momento, a professora organizou pequenos grupos de quatro a cinco crianças, entregando um saquinho fechado com três objetos dentro, além de 20 tampinhas e um dado. Neste momento, cada criança deveria jogar uma vez o dado e adicionar no saquinho a quantidade retirada no dado, posteriormente, o grupo teve que discutir quantos objetos haviam no saquinho após terem jogado o dado e adicionado os objetos.

Em seguida, cada aluno registrou na sua ficha individual entregue pela professora, a quantidade estimada de objetos que havia no saquinho após cada rodada em que jogou o dado e adicionou os objetos. Ao final da atividade, cada aluno socializou a estratégia usada para representar na ficha as quantidades e os cálculos para obter a soma final.

De acordo com a professora, algumas crianças tiveram que refazer o processo de retirar e adicionar os objetos novamente, outras fizeram marcas no papel, representando a quantidade de objetos que continham, depois faziam mais marcas para representar a quantidade que acrescentavam. Algumas crianças fizeram a conta mentalmente representando apenas os números, calculando a quantidade que havia e a quantidade que acrescentaram.

Também tiveram crianças que calcularam a partir do número que havia no saquinho, continuando a contar a quantidade de objetos que acrescentavam. Vale ressaltar, que a atividade permitiu muitas representações e resoluções, abordando os objetivos de prever os resultados, desenvolver estratégias pessoais de cálculo de adição e subtração, ler e escrever os números e compreender a sequência numérica.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local