IMA - Ensinando a crescer

Notícias

20/10/2016

Conheça o Projeto Festival de Talentos do IMA

APRESENTAÇÃO

O Festival de Talentos é um projeto que visa descobrir novos talentos no Instituto Maria Auxiliadora, abrir espaço para nossos valores musicais, divulgar nossa arte e levar música, entretenimento e cultura a uma população carente deste tipo de evento.
O projeto será desenvolvido para todos os alunos interessados em mostrar seu talento, do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio, abrindo espaço para todas as manifestações artísticas e culturais da comunidade escolar.

JUSTIFICATIVAS

Tem se percebido no decorrer dos anos que muitos de nossos alunos possuem dons artísticos, ficando limitados a apresentarem-se em pequenos grupos, surgindo a ideia de viabilizarmos um dia para que esses dons fossem apresentados no palco, estimulando cada vez mais o nosso aluno e oferecendo uma oportunidade de se valorizar o dom artístico que cada um possui.
O presente projeto representa um esforço no sentido de:

. Valorizar os talentos da comunidade escolar;
.Proporcionar uma integração entre o Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, através de atividades artísticas e culturais;
.Incentivar os jovens através de uma competição saudável, estimulando-os ao desenvolvimento de suas aptidões artísticas;
.Dar aos artistas da comunidade escolar a oportunidade para o desenvolvimento do seu talento nato;
.Utilizar a música e a arte como instrumentos de promoção social;
.Despertar na população o sentimento de valorização dos valores culturais da comunidade escolar, como também o respeito pelo cidadão que, possuidor de dotes artísticos, não dispõe de mecanismos para mostrar sua arte, muito menos de usá-la como meio de sobrevivência;
.Criar um cadastro de novos talentos com o objetivo de mapear o potencial artístico e cultural da escola;
.Despertar a atenção do público em geral através de um trabalho de divulgação durante os shows, para a importância de valorizar os talentos apresentados, como forma de incentivá-los no desenvolvimento artístico-cultural.

OBJETIVO

Incentivar a comunidade escolar a participar de atividades de palco onde possa apresentar ao público o seu talento nato ou adquirido nas diversas aptidões e habilidades como: música, dança, dublagem, humor entre outras.

METODOLOGIA

Realizaremos reuniões com os segmentos do EF1, EF2 e EM da escola para informarmos sobre a proposta do Show de Talentos 2016, bem como sobre a importância de deixarmos uma noite do nosso calendário para que os alunos possam expressar suas habilidades, acontecendo excepcionalmente no dia 27 de outubro.
Os alunos interessados em participar, antes do festival deverão passar por uma seletiva. Os alunos do EF1 terão um festival interno onde serão avaliados por uma banca dos professores. E os alunos do EF2 e EM apresentarão seus talentos no Recreio Amigo, onde também serão avaliados por 3 jurados. Só os 16 melhores talentos da escola deverão se apresentar no Festival. Sendo classificadas 4 apresentações por segmento. Os que passarem e desejarem participar também deverão preencher uma ficha e entregar alguns dias antes do evento.

AVALIAÇÃO

Após a realização do evento far-se-á avaliação para possíveis correções de falhas existentes.

FORMA DE REALIZAÇÃO:

O Festival de Talentos será dividido em três categorias: Ensino Fundamentel 1 mat. e vesp. (EF1); Ensino Fundamental 2 (EF2) e Ensino Médio (EM). Haverá premiação para os dois melhores talentos de cada categoria, indiferente do tipo de talento, que poderá ser: Musica, Dança; Cover ou dublagem; Humor ou piadas; Atrações mirins; outros,...
Durante as apresentações do Festival de Talentos, os talentos que se apresentarem serão avaliados por uma comissão julgadora composta de no mínimo 03 membros, por meio do sistema de pontuação outorgando nota de no mínimo 1 e no máximo 4. A partir desta classificação, será elaborado um ranking, que servirá de parâmetro para a escolha dos 02 melhores talentos de cada segmento com maior pontuação nos seguintes critérios: Resposta do público (capacidade de atrair o público, chamar atenção); Presença de palco (elegância, figurino, confiança, desenvoltura); Originalidade (criatividade, engenhosidade, diferente das demais); Técnica (nível de dificuldade); Conteúdo (traz mensagens positivas); e Pontualidade (desconto de pontos caso atrase).
Na véspera do Festival de Talentos, será realizada uma reunião com todos os inscritos para a elaboração do roteiro de cada apresentação e explicitação dos critérios de avaliação.

REGULAMENTO:

I-Quanto à participação:
. A participação é somente aberta para alunos da escola IMA que pode ou não optar por se apresentar junto a um familiar.
.A participação pode ser individual ou em grupo;
.Todas as apresentações devem estar de acordo com as normas e costumes dos padrões da escola;
.Para participar o candidato deve ler atentamente o regulamento dando importância aos prazos e as regras estipuladas.

II-Quanto às inscrições:
.Não haverá taxa;
.Cada candidato poderá se apresentar uma única vez;
.Serão abertas as inscrições a partir da pré-seleção;
. Deve-se preencher a ficha de inscrição corretamente com seus dados pessoais e estando de acordo com o regulamento.
III-Quanto à apresentação:
. O Festival de Talentos ocorrerá na escola, os candidatos poderão e deverão convidar seus colegas, amigos e familiares, (máximo de 10 pessoas por candidato) a estarem presentes e prestigiando as apresentações;
.A apresentação terá um tempo de no máximo 05 minutos e toda e qualquer produção para viabilizar a apresentação artística é de total responsabilidade do candidato;

IV-Quanto à classificação:
. Haverá duas etapas consecutivas de classificação diferentes:
A) Para EF2 e EM, a classificação se dará nos recreios amigos, durante os recreios planejados durante o ano, que terão três jurados para avaliarem conteúdo, performance e valor artístico das apresentações;
B) Para EF1 será realizado um evento artístico no dia 01.09 às 10h e às 13h30min para selecionar as 6 melhores apresentações da manhã e 6 melhores da tarde para a final do Festival de Talentos no dia 27.10.

V-Quanto à desclassificação:
.Será eliminado o candidato que praticar atos que importem em desrespeito ao público e aos participantes do evento, como também envolvimento com brigas, conflitos, agressões físicas ou verbais;
.O candidato que atrasar na hora da chamada por um tempo maior que 1 minuto será punido com perda de pontos.
VI-Quanto ao critério de avaliação dos jurados: pontuação de 1 – 4 em cada critério

CATEGORIA - Cover ou dublagem - CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - Resposta do público (capacidade de atrair o público, chamar atenção)

CATEGORIA - Humor/piadas - CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - Presença de palco (elegância, figurino, confiança, desenvoltura)

CATEGORIA - Canto - CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - Originalidade (criatividade, engenhosidade, diferente das demais)

CATEGORIA - dança - CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - Técnica (nível de dificuldade)

CATEGORIA - desenho - CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - Conteúdo (traz mensagens positivas)

CATEGORIA - outros - CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - Pontualidade (desconto de pontos caso atrase)

VII-Quanto á premiação:
.O resultado dos vencedores acontecerá no dia 27/10, serão premiados os candidatos de 1ª e 2ª colocação em cada segmento.

VIII-Quanto às considerações finais:
. O evento será aberto apenas para os convidados dos classificados (amigos, familiares) e colaboradores, no evento os convidados poderão ajudar com qualquer valor em dinheiro a Parceria Cidadã, fundo de ajuda às obras sociais das FMA.

OBSERVAÇÃO: Os candidatos que não estiverem de acordo com algum tópico deste regulamento deverão procurar a Comissão Organizadora de Atividades para esclarecimentos do por que da regra.

Bibliografia: http://www.amiltonramos.com.br/2012/07/regulamento-do-show-de-talentos-2012.html; Em 14.07 de 2015.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local