IMA - Ensinando a crescer

Notícias

16/09/2016

Descobrindo novos autores e encantando a escola com a releitura de Jackson Pollock

Ver mais fotos
Magia, descobertas e aventuras foram as experiências que a turma do 1º ano 1 do Ensino Fundamental do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), vivenciaram após conhecer as obras de renomados artistas como Jackson Pollock, Wassily Kandinsky, Robert Delaunay, Joan Miró, Piet Mondrian e Beatriz Milhazes.

Com o objetivo de conhecer diferentes artistas e suas obras, a turma ainda pôde se aventurar e encantar a escola através de uma linda releitura do livro “De ponto em ponto um desenho eu monto”, das autoras Edna Ande e Sueli Lemos.

No primeiro momento a professora entregou o livro para cada aluno e juntos acompanharam a história no material didático digital da Edebê Brasil através do data show. Em seguida, a docente contou a história enquanto a turma acompanhava cada paisagem do livro de forma atenta e curiosa.

Após ouvir a história, os alunos foram convidados a retomar o livro em grupos, onde conversaram sobre o que mais gostaram de observar nas obras. Neste momento, cada educando contou qual o sentimento que lhe causava ao ver determina obra.

Na sequência, a docente realizou algumas perguntas ao grupo, tais como: o que será que esse pintor utilizou para produzir as obras? Que cores predominam? O artista retratou pessoas? Natureza? Formas geométricas? Ou abstrata? Quais as técnicas utilizadas por cada pintor? São iguais ou diferentes?

No segundo momento, os alunos deveriam optaram por obras e artistas que gostariam de realizar uma releitura, sendo escolhido o artista americano Jackson Pollock, que utilizou em suas obras de arte a técnica ACTION PAINTING, que significa pintura em ação.

Nas obras, esse artista “respingava” tinta sobre suas telas ou no inglês DRIPPING. Dessa forma, para pintar seus quadros Pollock colocava as telas no chão e “atirava” gotas de tinta em várias disposições que formavam um caleidoscópio de texturas e emoções variadas.

O artista gostava de pintar ao som da natureza, lugar tranquilo e inspirador. Por isso, a turma realizou a releitura no parque arborizado na sombra, ao som do vento e dos pássaros.

No terceiro momento, a turma foi dividida em grupos, onde na primeira etapa colaram jornais picados sobre a tela de papelão, seguido da pintura utilizando cola e anilina na cor amarela sobre o jornal. Para finalizar, “respingaram” tinta acrílica sobre a tela, a partir das cores originais da obra azul escuro, vermelho, preto, verde e amarelo.

Vale ressaltar, que todos os integrantes dos grupos participaram das três etapas da obra coletiva. Venha conferir a exposição da releitura de Jackson Pollock ao lado da sala do 1º ano.

Aguarde que em breve serão produzidas outras obras de artistas estudados no livro.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local