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20/04/2017

Disciplina de Educação Física apresenta tema trimestral: a importância das aulas inclusivas para pessoas com necessidades especiais

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Abordando o tema Inclusão, as aulas de Educação Física para as turmas de Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º) e Ensino Médio (1º ao 3º) vem por meio de atividades lúdicas recreativas apresentar e demonstrar as dificuldades passadas por essas pessoas no seu dia a dia. As dinâmicas tem por objetivo transformar as limitações físicas em desafios lúdicos, dessa forma buscando a participação ativa dos alunos bem como a conscientização e interesse sobre o tema.

Atividades como voleibol sentado, busque o amigo vendado, pega bolinha, corrida do bambolê, futebol de joelhos/soco na bola, dança das cadeiras, pega grãos, corrida de bumbum e mimica foram ministradas a fins de apresentar e vivenciar as dificuldades e limitações dessas pessoas que hoje representam quase 20% da população brasileira.

“Discutir um conceito não é apenas uma questão de tornar comum, em um âmbito de investigação científica, uma terminologia. Para além do esclarecimento do significado da palavra deficiência, está a necessidade de expor a carga de preconceito que pode ser acrescentada ao seu uso para nomear um portador de necessidades especiais (Física, motora, mental, ...) e isso só vai ser melhor entendido, compreendido e esclarecido se vivenciarmos essas dificuldades, essas limitações, as vezes por má formação e outras adquiridas acidentalmente, e não existe melhor local e momento que as aulas de Educação Física escolar onde conseguimos transformar, adaptar essas limitações em brincadeiras, dinâmicas, atividades recreativas, transformando a seriedade em ludicidade sem perder o respeito e atenção que o tema pede. Deixando claro que o termo “portadores de necessidades especiais” é um termo que a cada dia vai se extinguindo pois ninguém tem a opção de portar a necessidade especial, ela é de nascença ou adquirida, então o termo certo seria e é “portadores COM necessidades especiais” explica o professor de Educação Física das respectivas turmas, Jorge Luiz Thimotheo.

O trimestre transcorreu com a apresentação de um vídeo promocional das Paralimpíadas Rio 2016, onde foi mostrado e abordado as deficiências apresentadas no vídeo bem como a superação e adaptação dos mesmo em participar das atividades. Logo em seguida, depois de uma série de aulas temáticas foi solicitado aos alunos que apresentassem uma atividade adaptada a uma deficiência que eles mesmos optaram. Após essa apresentação, o grupo escolheria algumas atividades para serem apresentadas e vivenciadas no coletivo durante as aulas de Educação Física.
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