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20/09/2016

Inovando as aulas de matemática através da Aprendizagem Baseada em Problemas

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Um novo método de ensino que vem ganhando espaço entre os educadores, principalmente em faculdades é o Problem Based Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Em busca de recursos didáticos diferenciados, esse método aparece como uma estratégia pedagógica inovadora.

Nesse sentido, o professor Rodrigo Roling desenvolveu com os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), essa metodologia em Sistemas Lineares nas aulas de Matemática. Na primeira parte do capítulo, com aulas expositivas, foi desenvolvido diferentes métodos para a resolução de sistemas lineares com duas ou três equações e incógnitas. Verificada a compreensão das diferentes formas de resolver sistemas lineares, a turma passou para a segunda parte do assunto: classificação de sistemas.

No início da aula a proposta foi apesentada aos alunos com o objetivo de determinar a solução de seis diferentes sistemas por diferentes métodos. A turma realizou o levantamento de quais os métodos necessários para determinar a solução e começar os trabalhos em grupos. Como os sistemas apesentavam algumas características que os alunos ainda não haviam estudado, estes tentaram a resolução de diferentes formas, como pesquisa na internet e em outros livros.

Na aula seguinte escreveram um relatório com os dados obtidos pelos grupos. Com o fechamento do professor os alunos puderam refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos matemáticos da época, que caminhos deveriam seguir, quais conclusões deveriam ser tiradas e com o trabalho de outros grupos, puderam complementar o seu.

De acordo com o docente, com a PBL o foco do ensino passa a ser o aluno, que deixa de exercer o papel de receptor passivo das informações transmitidas por seus professores. O aluno passa a ser protagonista do seu aprendizado.

Vale ressaltar, que a Universidade McMaster, no Canadá, e a de Maastricht, na Holanda, foram as primeiras a adotar esse método em 1969. Algumas universidades do Brasil, como a UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, Faculdade de Medicina de Marília (SP), entre outras, também utilizam o PBL.

Por: Profº Rodrigo Roling
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