IMA - Ensinando a crescer

Notícias

19/12/2016

Irmãs da Comunidade Educativa do IMA comemoram Bodas de Vida Religiosa Consagrada

Ver mais fotos
No dia 17 de dezembro aconteceu no Instituto Maria Auxiliadora (IMA), a comemoração de Bodas de Vida Religiosa Consagrada das Irmãs Thecla Zajdowicz e Arlete Passos, que dedicaram suas vidas a educação das crianças e adolescentes, assim como fizeram os fundadores da congregação Salesiana São João Bosco e Madre Mazzarello. Confira um breve resumo sobre a biografia das Irmãs Thecla e Arlete:

Ir. Thecla Zajdowicz- Nasceu no dia 05 de junho de 1920, na cidade de Presidente Getúlio, SC. Os Pais de Ir. Thecla eram imigrantes provenientes da Rússia e da Alemanha.

Até os seus 11 anos de idade, Ir. Thecla participava da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, dos Padres Salesianos, em Presidente Getúlio. Frequentava a Escola Paroquial, regida pelos Salesianos, onde cursou do 1º ao 4º ano, totalmente em língua alemã. Participava também do coral da Paróquia. Seus pais eram da diretoria da Igreja. A vida eclesial da família era intensa. Foi o testemunho alegre dos Salesianos que despertaram em Ir. Tecla a Vocação Religiosa. Conta que em um momento do Bom dia o Salesiano perguntou: “Quem quer ser padre?” Ela prontamente levantou a mão. No mesmo dia o Padre foi até sua casa para conversar com seus pais e sugeriu que ela conhecesse as Filhas de Maria Auxiliadora de Rio do Sul.

Em fevereiro de 1932 iniciou sua caminhada vocacional aqui no Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul. Repetiu a 4ª série para aprender o Português, pois só sabia o alemão. Em fevereiro de 1934 foi para Guaratinguetá, São Paulo, para dar continuidade aos estudos, onde também fez as etapas do Aspirantado e Postulado. O Noviciado fez no Ipiranga, São Paulo e lá professou como FMA no dia 06 de janeiro de 1942.

Depois da profissão trabalhou como assistente das internas, assistente geral e das vocacionadas, professora, diretora, conselheira inspetorial, recepcionista e bibliotecária. Sempre teve um grande zelo pela Catequese.

É muito devota de São José e de Nossa Senhora Auxiliadora. A frase bíblica que a sustenta em sua caminhada: “Sei em quem coloquei a minha confiança” (II Tim 1,12). Obrigada, Ir. Thecla, pelo seu testemunho de alegria, fé e dedicação!

Ir. Arlete Passos- Nasceu em Estaleiro- Camboriú-SC, no dia 03 de maio de 1934. É filha de Manoel José Passos e Dorvalina Feijó Passos. Desde a 1ª série estudou com as FMA aqui em Rio do Sul e desde então, sentia vontade de ser igual as Irmãs. Mais tarde, com a preparação e catequese da 1ª Eucaristia, a sementinha da vocação foi se fortificando. Depois do grande dia da 1ª Comunhão, passou a fazer parte do grupo da Cruzada Eucarística. Sua professora, Ir. Arlete Oliveira, estimulava muito a devoção à Eucaristia e a Nossa Senhora, devoções estas que já estavam bem enraizadas em seu coração de criança. A reza do terço era diária, com toda a família. Durante o mês de maio e junho participava da Missa e comungava diariamente.

Numa ocasião, Ir. Arlete escreveu: “Minha maior alegria, aos domingos, era passar a tarde no Oratório Festivo, das Irmãs salesianas. E como gostava de brincar e assistir a aula de catecismo!” Também fazia parte do grupo teatral da cidade.

Alguns anos mais tarde, a família mudou-se para Itajaí. Ir. Arlete sentiu muito a ausência das Irmãs e dos Padres Salesianos com os quais tinha contato quase que diário. Teve grande apoio e ajuda de um salesiano de Rio do Sul, Pe. Ângelo Moser. Ele ia muitas vezes a Itajaí e se hospedava na casa da família. Ele foi para Ir. Arlete, uma forte presença e ajuda na sua decisão vocacional.

Ir. Arlete iniciou sua caminhada vocacional no Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul em 1953. Fez a etapa do Postulado em Araras-SP e o Noviciado, no Ipiranga-SP. Fez sua 1ª Profissão como FMA no dia 06 de janeiro de 1957. Durante seus 60 anos de Vida Religiosa desenvolveu diversos serviços como: professora, catequista, assistente das aspirantes, diretora, coordenadora pedagógica e ecônoma.

Nossa Senhora Auxiliadora e o Coração de Jesus foram e são suas devoções prediletas. Sua Frase força: "Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15, 20)
Obrigada, Ir. Arlete, pelo seu testemunho de criatividade, fé e serviço!
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local