IMA - Ensinando a crescer

Notícias

23/11/2016

Onde me encontro: um estudo sobre fotografia

Ver mais fotos
Já dizia o fotógrafo Vinícius Aguiar, “Fotografar é acima da arte de escrever imagens com luz. É eternizar momentos, sorrisos e lágrimas, maneira de expressar o que se vê ou sente. ” Nesse sentido, a turma do 3º ano 2 realizou a exposição “Onde me Encontro”, com o objetivo de desenvolver um trabalho dentro da área de Artes, que envolvesse o uso das tecnologias, a participação das famílias e envolvimento prazeroso do aluno enquanto protagonista desse fazer.

O estudo iniciou com uma visita à exposição de máquinas fotográficas antigas, realizada pelo Foto Bolinha. Neste momento seu Adelor (fotógrafo, colecionador e proprietário), explicou sobre como cada máquina funcionava e falou sobre o processo de revelação das fotos de antigamente e da atualidade. Na ocasião, a turma também conheceu a exposição fotográfica de Zé Paiva “Expedição Natureza: Tocantins” (Fundação Cultural).

Em sala de aula, a turma conversou sobre as visitações, analisando as imagens que mais gostaram, além de pesquisar na internet outras expedições realizadas por Zé Paiva, bem como outros artistas que trabalham com fotografia (Sebastião salgado e Vik Muniz). Após essa etapa, os alunos organizaram um resumo da história da fotografia em um álbum impresso, no qual a turma desenhou e colou fotos para ilustrar.

Em outro momento, os alunos selecionaram imagens de obras de arte famosas, que tinham como tema o ser humano. Os alunos observaram as obras e escolheram aquelas com as quais mais se identificaram, para posteriormente, compor os personagens das obras no trabalho intitulado “Quadro vivo”.

Dessa forma, foram formados grupos de acordo com os interesses semelhantes. Pediu-se que os grupos observassem o que necessitariam trazer para simular o cenário e figurinos das obras selecionadas. A turma combinou a data em que as fotos seriam feitas e trouxeram acessórios, objetos e figurinos para esse momento. As fotos foram realizadas pela professora com o envolvimento de todos, em seguida, cada aluno ficou responsável por fazer uma pesquisa sobre a obra que encenou e apresentar aos colegas.

Em outra oportunidade, a turma estudou os temas das fotografias (paisagem, animal, ser humano, natureza morta). Cada aluno trouxe uma imagem ou fotografia a qual gostasse. Individualmente cada um analisou a imagem: que trouxe, escrevendo sobre os sentimentos, sensações, impressões ou lembranças que a imagem traz. Em círculo, cada um falou sobre isso ao grande grupo: momento em que se percebeu o quão forte é a presença da família nas vivências dos alunos.

Na etapa seguinte, os alunos juntamente com a professoras combinaram uma data em que cada aluno traria a sua câmera para fazer fotos de espaços, momentos ou coisas que compõe a escola e que muitas vezes não são conhecidos e/ou notados pelas pessoas no dia a dia. Nessa saída a campo, cada um fez algumas fotografias do ambiente escolar e depois socializaram suas fotos com os amigos e professora. Juntos fizeram a seleção das imagens que seriam impressas para a exposição. Neste dia também foram feitas muitas selfies individuais e coletivas.

Para finalizar, cada aluno trouxe impressa uma selfie e uma foto da escola para socializar as imagens em círculo. A professora projetou as fotos das obras protagonizadas por eles no data show. A última etapa foi organizar os grupos de trabalho para a exposição, bem como os convites para distribuir aos colegas do Ensino Fundamental 1.

A exposição foi organizada na sala Multiuso, localizada em frente ao hall de entrada da escola, onde recebeu a visita de outras turmas, professores e pais. Na ocasião, os alunos também receberam a Mestre em Educação e Doutoranda, Angela Maria de Andrade Palhano, que fez um bate papo com as crianças sobre o significado da Arte, campo de graduação e atuação da mesma.

A exposição dos trabalhos desenvolvidos foi organizada em três seções: “Selfies”, “A escola sob o meu olhar” e ”Quadro-vivo”. A exposição ainda está montada esperando a sua visita!
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local