IMA - Ensinando a crescer

Notícias

07/04/2017

Projeto Nome de Turma: o início para a elaboração de pesquisas na Educação Infantil

No Instituto Maria Auxiliadora desenvolvemos na Educação Infantil o projeto “Nome de Turma”, com a proposta de intensificar com as crianças o interesse pela pesquisa e estimular o trabalho nas turmas, para que sejam criadas novas experiências de aprendizagem, com a finalidade de fortalecer a identidade de cada educando e do grupo.

A partir do processo de escolha do nome para representar cada turma, a professora realiza esta escolha da forma que achar mais conveniente para a sua turma, levando em consideração a faixa etária dos educandos. Neste momento, as crianças dão sua sugestão e escolhem através de imagens pré-selecionadas.

Após o levantamento de várias opções, a turma elege o nome e este será o tema do Projeto de estudo do grupo. Inicia-se o Projeto com uma roda de conversa com levantamento do conhecimento prévio das crianças acerca do tema, geralmente a professora é a escriba do grupo, registrando todas as falas em cartazes e o que as crianças querem saber e/ou descobrir.

Partindo da curiosidade do grupo, a educadora vai organizando vivências que possibilitam às crianças a oportunidade de interação com o meio físico e social, tendo em vista seu desenvolvimento integral nos âmbitos cognitivo, social, perceptivo motor e emocional. Para isso são desenvolvidas uma série de ações pedagógicas de base lúdica interativa dentre as quais podemos citar:

- Encaminhar tarefa para a família pesquisar com a criança informações sobre o tema para ser compartilhado com a turma na escola;
- Pesquisa de imagens em revistas e livros pelas próprias crianças tendo a orientação das professoras;
- Assistir documentários e vídeos de curiosidades no laboratório de informática;
- Roda de conversa com profissionais que tenham relação com o tema para contribuir e compartilhar informações com o grupo;
- Pesquisa de campo com observação, discussão e registro de informações através de fotos, desenhos ou escrita tendo a professora como escriba;
- Vivências de produção e registro de informações e descobertas usando uma diversidade de materiais que explorem os sentidos, a imaginação e a criatividade;
- Experiências que possibilitem a criança participar do processo de construção e ampliação do conhecimento, como momento da culinária com exploração de receitas, “oficinas de construção”, que podem acontecer de acordo com o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, construir floreiras com material sucata na turma das flores, canteiros na horta pela turma da água, dentre outras.
- Brincadeiras coletivas, cantadas e jogos;
- Encenações de cantigas e apresentações de parlendas, rimas e poesias para o grupo da educação Infantil no Boa tarde;
-Exploração de literaturas diversas durante todo o processo com contações de histórias e reconto por parte das crianças.

Após toda essa trajetória de vivências, a culminância do projeto será uma exposição dos trabalhos e registros realizados por cada turma no nosso espaço da Educação Infantil, convidando as famílias para visitação, buscando a interação e estreitamento dos laços com a família e a comunidade educativa.
Outras Notícias

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local