IMA - Ensinando a crescer

Pastoral Escolar

pastoral-escolar.jpg

Objetivo

A Pastoral Juvenil Escolar tem como objetivo prioritário animar e dinamizar a Comunidade Educativa visando à formação integral e vivência dos valores evangélicos da Comunidade Educativa, e proporcionar aos jovens o encontro com Jesus na vida de cada dia para que sejam presenças transformadoras na sociedade.

É um trabalho amplo e complexo e requer dos que atuam em favor da vida e do protagonismo juvenil um agir em rede para alcançar o objetivo desejado.

Para tanto, a Pastoral Juvenil está organizada em 6 estratégias fundamentais: Formação, Articulação da Juventude Salesiana, Animação Vocacional, Solidariedade, Acompanhamento, Coordenação para a Comunhão.

1- Formação

O IMA tem como objetivo prioritário a formação das novas gerações, sendo um Instituto educacional formal, trabalha intensamente para responder a este objetivo. Para tanto, se empenha em promover a formação de todos os membros da comunidade educativa. Nos últimos anos, o IMA passou por um processo de reestruturação do seu sistema pedagógico, organizando a equipe de trabalho e investindo na capacitação do corpo docente. Agora o IMA está iniciando a estruturação do seu sistema pastoral, conforme a caminhada da Inspetoria. Para isso está acontecendo a sistematização do Projeto de Pastoral e a formação continuada e gradual de todos os membros da comunidade educativa em busca de uma maior compreensão do trabalho pastoral e de sua abrangência e necessidade de comunhão de ações em todos os âmbitos.

1.1- Formação Cristã para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

Realizada mensalmente através de eixos temáticos. A partir da Palavra de Deus são trabalhados os fundamentos da fé cristã, tendo como centro a pessoa de Jesus Cristo.

1.2- Formação Cristã para Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Através de um Itinerário formativo são desenvolvidas temáticas diferenciadas por turma que favorecem a educação à fé dos adolescentes e jovens. Uma vez ao ano é desenvolvido de 9º ano ao Ensino Médio o projeto Semana da Cidadania que busca promover a formação de bons cristãos e honestos cidadãos, por meio de palestras, redações, concursos de oratória, apresentações artísticas e ações solidárias.

1.3- Formação Continuada para os colaboradores

Todos os membros do Instituto Maria Auxiliadora recebem formação cristã salesiana em encontros mensais. Cada um conforme a sua especificidade. Esta formação leva em consideração a formação salesiana do corpo docente que deve ser um corpo convergente nas ações e práticas cotidianas.

2- Articulação da Juventude Salesiana (AJS)

O que identifica a AJS é a partilha da espiritualidade salesiana, o sistema preventivo e a articulação entre os grupos. É através destes que é feita a proposta educativa e evangelizadora dos jovens para jovens, sendo que esta acontece por meio das mais diversas iniciativas que favorecem a formação humana e cristã e as várias formas de manifestação juvenil.

O IMA assume a proposta da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (INSA), para a formação dos grupos de crianças, adolescentes e jovens através da Articulação da Infância Salesiana (AIS), Articulação da Adolescência Salesiana (AAS) e Articulação da Juventude Salesiana (AJS).

2.1- Grupos:
  • AIS grupos de 4º e 5º ano do EF1;
  • AAS grupos de 6º ao 8º ano EF2;
  • AJS grupos de 9º ano EF2 ao 3º ano EM

Tendo em vista que a Articulação da Juventude Salesiana se divide por grupos de interesse, sendo eles:

  • Líderes - Desenvolve a reponsabilidade e liderança;
  • Futebol - Praticar esporte coletivo que ajude no desenvolvimento físico e social;
  • Comunicação - Divulgar ideias, músicas, imagens e artigos de forma criativa e atual;
  • Voluntariado - desenvolver ações solidárias em hospitais, centros sociais e instituições da cidade e região;
  • Banda - formar conjunto instrumental;
  • Jogos da mente - praticar jogos de tabuleiro ou cartas que ajudem na construção do conhecimento lógico- matemático;
  • Skate - Praticar esporte radical, dado o seu aspecto criativo, cuja a proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados;
  • Clube do livro - discutir sobre livros que acabaram de ler, expressando suas opiniões, críticas e etc;
  • Teatro - Ajudar na expressão e interpretação de trabalhos em público.
2.2- Itinerário de Educação à Fé

Todos os grupos se reúnem semanalmente para um momento de formação, seguindo um Itinerário de Educação à Fé.

3- Acompanhamento

Para São Francisco de Sales, como para Dom Bosco, Madre Mazzarello, e para nós, ainda hoje, é de grande importância a criação de um laço de afetividade, de sinceridade, de franqueza e de respeito recíproco no percorrer, com os jovens, a estrada do amor de Deus, discernindo o sentido da própria vida, a partir da experiência cotidiana.

Para que isso se efetive no IMA acontece a presença assistência, ou seja, sempre há adultos no pátio acompanhando às crianças, adolescentes e jovens. Há um acompanhamento sistemático dos jovens líderes e coordenadores de grupo e ainda o acompanhamento direto feito com os professores, coordenadores e supervisoras.

4- Solidariedade

Estratégia fundamentada no direito universal à vida plena que todo ser humano tem. A escola, neste sentido, é um lugar de humanização e formação de consciência.

No IMA destaca-se:

  • O Dia da Solidariedade;
  • Os Pedágios Solidários;
  • As diversas campanhas solidárias em que atua junto à comunidade

5- Animação Vocacional

A nossa proposta vocacional está focada na realização da pessoa em seus diferentes níveis. Visa acompanhar os jovens nas etapas de grandes decisões e orientá-los nas opções profissionais e vocacionais. Auxilia-os a tomar a vida nas próprias mãos e descobrir a grandeza de decidir sobre a própria existência de forma autônoma, livre e comprometida.

A orientação vocacional acontece através do acompanhamento, dos bons dias, na formação da AJS e em encontros, como por exemplo, o Envocado e o Interâmbitos.

5.1- Envocado

Encontro Vocacional que propõe reflexões no sentido da valorização do dom da vida e encaminha para a construção do Projeto de vida.

5.2- Interâmbitos

Encontro que reúne os âmbitos: vocacional, comunicacional e missionário, para uma formação integral aos jovens.

6- Coordenação para a Comunhão

Conforme o documento das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Para que Todos Tenham Vida e vida em Abundância, "A missão educativo é confiada a toda a comunidade educativa e requer a convergência de múltiplas intervenções num projeto de promoção global que, por sua vez, exige a participação de várias vozes e em diversos níveis de interação: eclesial, social, política. Colocando os jovens no centro, a comunidade educativa se compromete a tecer uma rede de solidariedade entre todos aqueles que acreditam na educação e, de modo especial, com os grupos da Família Salesiana."

Um forte instrumento que facilita a coordenação para a comunhão são as missas em que a comunidade educativa pode celebrar a caminhada conjunta. Mensalmente o IMA é responsável por animar uma missa na Catedral São João Batista e no mês de maio acontece a grande missa de coroação de Nossa Senhora Auxiliadora.

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local