A escola desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação que é um espaço privilegiado para a promoção da saúde.

Pontos fundamentais da promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar:

  • Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais.
  • Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricional equilibrada no ambiente escolar.
  • Alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas, para termos um corpo e uma mente saudável. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico.

Colocando em prática a alimentação saudável

Assim, a ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos naturais incluídos no cardápio, na qual se justifica a elaboração de subprojeto simples, porém significativo para a construção de hábitos alimentares saudáveis, conforme a reflexão acerca do livro “tafo” o pezinho de alface da editora Hortolândia.

A vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada pessoa. Para que as crianças compreendam isso, realizamos o projeto afim de promover a saúde, o contato com a terra no cultivo de hortaliças, despertando o interesse para uma alimentação saudável. Sem contar que mexer na terra é terapia, principalmente hoje, que devido a uma rotina familiar nem sempre conseguimos proporcionar o contato com diferentes texturas e temperaturas, pois parte dos brinquedos são eletrônicos.

Dessa forma, realizamos a compra das sementes de alface, o plantio, acompanhando todo o ciclo de crescimento até a colheita.  Através da receita de bolinhos de alface, oportunizando a criança a construção de textos de diferentes gêneros textuais.