IMA - Ensinando a crescer

Projetos

Aulas de apoio escolar

Na disciplina de matemática é oferecida aulas complementares a partir do material didático da escola para alunos com dificuldades.

O material didático adotado é exclusivo da Rede Salesiana de Escolas, com a implantação do material didático digital a partir de 2014.

Para o desenvolvimento saudável e integral dos alunos, oferecemos uma diversidade de espaços seguros e adequados para garantir o sucesso de todo os processo de ensino e aprendizagem. Contamos com estrutura humana de profissionais para atender com qualidade e exclusividade alunos e seus familiares: Supervisora Pedagógica que acompanha o planejamento e sua execução em sala de aula junto aos professores, Coordenadora Pedagógica que verifica o desempenho, adaptação e rotinas de estudo e orientadora educacional que acompanha os alunos e seus familiares.

O resultado são jovens preparados para enfrentar com entusiasmo todas as provas da vida. E é por ter muito orgulho de SER salesianos que vibramos e auxiliamos nossos alunos em suas conquistas.

Aulas de Espanhol para o Ensino Médio

Visando oferecer sempre novas oportunidades de aprendizagem o IMA oferece aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de aprender uma segunda língua estrangeira, o Espanhol. Além do inglês que está incluso nas aulas regulares, os alunos interessados recebem aulas de espanhol no contraturno, sem bônus adicional.

As aulas acontecem semanalmente com duração de duas horas aula, tendo a professora Carla Paladino Dória como a responsável pelo grupo.

Um misto de música, gramática, filme e bate papo vêm ao encontro de auxiliar na aquisição de mais essa língua.

Clube da Matemática

Com o objetivo de criar uma comunidade de alunos com interesse em discutir e aprimorar seus conhecimentos na área da matemática, foi instituído o Clube da Matemática.

A seleção dos membros se dá com análise no seu desempenho em Matemática que deve estar acima da nota 9, ou seja, acima de 90% de aproveitamento. Sendo assim, o grupo não é formado por gênios, nem estrelas e muito menos por pessoas que "sabem tudo", mas sim, por alunos "normais" que se destacam pelo gosto ao estudo e a vontade de aprender.

O grupo se reúne uma vez por semana em horário de contraturno, às aulas para resolver e discutir questões que envolvam matemática: vestibulares, ENEM, concursos, olimpíadas, lógica, entre outras.

O clube da matemática tem a professora Andresa Laurett como orientadora do trabalho e constitui-se em um investimento da escola no sentido de oportunizar os bons alunos a aproveitarem ao máximo o seu potencial.

Não há custos para os participantes. Apenas é cobrado dos alunos que assumem esse compromisso: manter frequência, comprometimento e pontualidade.

Monitoria de Ensino

A monitoria de Ensino é desenvolvida por meio de alunos com excelente desempenho acadêmico e que têm condições de contribuir no ensino de conteúdos a alunos com dificuldades de aprendizagem. Este projeto é acompanhado pela orientadora educacional, ocorrendo no contraturno.

Eu Estudante – 9º. ano

Pelo fato do IMA ter como compromisso oferecer aos seus alunos uma formação para além da matéria, preparando-os para todas as provas da vida, idealizou-se algumas ações que venham contribuir para que os educandos do 9º ano organizem melhor e com mais eficácia seus momentos de estudo com vista a estarem preparados para realizar com sucesso o Ensino Médio, bem como, estudos posteriores. Sendo assim, foi organizada uma atividade diferenciada para esse grupo.

Essas ações começam pela seleção dos conteúdos trabalhados nesta turma que são base para um aprendizado mais aprofundado no Ensino Médio. Estes conteúdos podem ser exemplificados com a disciplina de Língua Portuguesa: Trabalho escolar (citação, paráfrase, referências...); redação dissertativa- argumentativa; artigo de opinião e artigo científico, entre outros. Com Matemática: noções dos conteúdos de Ensino Médio: funções, trigonometria, teorema de tales, equação e sistemas de segundo grau, entre outros. Ciências: introdução à química e física: eletricidade, magnetismo, (até seis experimentos por capítulo), átomos, elementos químicos, drogas, entre outros. Assim, as demais disciplinas poderiam ser utilizadas como exemplo.

Além disso, durante o segundo semestre acontece o Projeto "Eu Estudante". Este tem como objetivos: Favorecer momentos de reflexão sobre a importância de desenvolver o hábito pelo estudo reconhecendo a necessidade deste para aprendizagem; Preparar o grupo para o Ensino Médio, e consequentemente, para os desafios da vida: vestibular, ENEM, faculdade, concursos, trabalho...; Favorecer a integração do grupo fortalecendo o sentimento de amizade e companheirismo.

O projeto é desenvolvido em três etapas:

MêsAções
Etapa de agostolançamento do Projeto e construção da Cápsula do tempo
Etapa de setembroaulas com os professores do Ensino Médio
Etapa de novembroprova de conhecimentos, simulado de vestibular mais intergames a partir de uma prova interativa.
Revisão Pré-vestibular

Os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora contam com um auxílio extra na preparação para o vestibular. Os "aulões" têm início logo após o recesso de julho, com duração de três horas semanais, e seguem até dezembro.

As aulas que acontecem aos sábados pela manhã, são opcionais aos alunos, mas a partir do momento que ele se inscreve deverá cursar todas as disciplinas oferecidas, como reforço aos estudos.

O objetivo dos "aulões" é auxiliar os alunos em seu preparo para o vestibular. Nessas aulas faz-se um resgate dos conteúdos de todo ensino médio. Quer-se com isso eliminar as dúvidas dos alunos e relembrá-los daquilo que eles já estudaram.

A seleção dos conteúdos a serem resgatados é feita a partir da análise dos últimos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),do Sistema ACAFE e do ENEM.

As disciplinas selecionadas para revisão são: Biologia, Química, Física, Matemática, Português, História e Geografia. O Inglês não foi contemplado na revisão pelo fato da Rede Salesiana de Escola ter elaborado o livro do terceirão todo voltado à revisão. E o Espanhol, por já ser oferecido extraclasse gratuitamente aos interessando durante os três anos do Ensino Médio.

Vestibular: Tirando de Letra

Está no Ensino Médio? O vestibular se aproxima? Você tem mais disciplinas para estudar? Não sabe como se organizar para aproveitar, da melhor forma possível, o seu tempo? Calma, o IMA auxilia você a administrar o seu Ensino Médio e conseguir sua vaga na faculdade, ao final do 3º ano.

Essa meta é conquistada pelos alunos do IMA com o auxílio do Projeto Vestibular: tirando de letra, desenvolvido durante todo o Ensino Médio.

Entre as ações do projeto estão:

  • Construção do hábito de estudo
  • Orientações para a conquista do primeiro emprego (documentos e dicas de quem seleciona);
  • Informações sobre exames e vestibulares;
  • Dicas de estudo;
  • Informações sobre as universidadades (UFSC, UDESC, FURB e demais da região);
  • Informações sobre bolsas de estudo e financiamentos;
  • Realização de simulados durante o ano (interno e via RSE);
  • Estruturação para os grupos de estudo;
  • Teste vocacional com Psicóloga;
  • Análise de cursos e grades curriculares;
  • Oficinas com profissionais;
  • Palestras;
  • Entre outras ações.

Este trabalho é desenvolvido mensalmente com cada uma das turmas do ensino Médio, sendo o mesmo mediado pelo Coordenador de Pastoral Escolar, Robson dos Santos da Silva.

Conhecimento em ação:

O objetivo deste projeto é incentivar o estudo de conceitos nas diferentes áreas de conhecimento. Esta prova é aplicada trimestralmente de maneira lúdica e interativa entre asa turmas de 6º ao 9º ano, com premiação para as duas turmas de destaque.

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local