IMA - Ensinando a crescer

Quem Somos

Missão:

Assegurar educação salesiana de qualidade que responda às necessidades atuais da Sociedade.


Visão:

Ser uma escola de referência na construção do conhecimento e na formação de valores.


Fundamentos filosóficos que norteiam a proposta pedagógica - Sistema preventivo de Dom Bosco:

É a síntese dos princípios e da prática educativa de Dom Bosco. Baseando-se no potencial de cada jovem para o bem e no tripé razão, religião e amorevollezza, a educação salesiana ajuda o educando a desenvolver as suas potencialidades e trabalhar os seus limites, como ator principal de sua formação e protagonista da própria história. Em suma, como dizia Dom Bosco, ser um "bom cristão e um honesto cidadão".

Dessa forma, o Sistema Preventivo de Dom Bosco é a Filosofia que norteia as ações da instituição e promove o grande diferencial do ensino salesiano. É estruturado sobre um tripé, composto por:

Razão: É a dimensão dialógica da educação; o modo de "fazer ver as coisas" , o despertar para a consciência crítica; o conhecimento do jovem e como ele se apresenta: seus valores, seus limites, suas potencialidades.

Amorevolezza: É presença cordial e educativa do orientador no meio dos jovens que evita, corrige e ajuda a desenvolver suas potencialidades. É a dimensão afetiva que fala ao coração do educando.

Religião: Significa levar à plenitude os valores da fé e do Evangelho como proposta educativa. É a vivência da dimensão religiosa da vida que se evidencia, por exemplo, pela escuta da palavra, pela celebração dos sacramentos, pelo espírito de solidariedade e pelo testemunho.


Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora:

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi fundado no dia 05 de agosto de 1872, em Mornese (Itália), por São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello. No início, eram apenas 15 salesianas. Hoje, são 13.335 Irmãs, trabalhando em 93 países, com sede geral em Roma, sendo a atual Superiora Madre Yvonne Reungoat.

O Instituto das FMA caracteriza-se, eminentemente, por sua missão educativa, junto a crianças, adolescentes e jovens, fundamentada no Sistema Preventivo, criado por Dom Bosco e alicerçado no tripé: razão, religião e amorevolezza.

No Brasil, as FMA chegaram em 1892, na cidade de Guaratinguetá (SP). Atualmente, a presença das FMA dá-se em 9 Inspetorias brasileiras, com 882 Irmãs. No sul do Brasil, as FMA marcam presença através da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (INSA), com sede em Porto Alegre (RS).

Desmembrada da Inspetoria Santa Catarina de Sena (SP), a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (INSA) foi fundada em 24 de fevereiro de 1967 e abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, num total de 11 unidades: 5 Escolas, 3 Obras Sociais, 2 Comunidades Inseridas e a Casa Central. As 5 escolas somam um total de 2.754 alunos, 350 educadores; as obras sociais e comunidades inseridas totalizam seus atendimentos na faixa de 800 pessoas e 94 educadores sociais. A sede da Inspetoria localiza-se à Rua Gonçalo de Carvalho, 390 - Bairro Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS).

A educação nas escolas salesianas objetiva cumprir com sua responsabilidade social no que se refere ao desenvolvimento do ser humano. A prática educativa tem oportunizado crescimento e promoção humana a crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais.


Instituto Maria Auxiliadora (IMA) em Rio do Sul:

O Instituto Maria Auxiliadora foi fundado no dia 12 de fevereiro de 1928, pelas Filhas de Maria Auxiliadora, também conhecidas como Irmãs Salesianas.

Inicialmente foi denominado Colégio Sagrado Coração de Jesus. Funcionava numa casa de madeira, com quatro cômodos e um galpão, localizado no Centro do Distrito de Bella Aliança, futuro município de Rio do Sul.

Meninos e meninas começaram a frequentar o Curso Elementar do Colégio. Aos finais de semana as irmãs recebiam na escola muitas crianças que participavam do Oratório Festivo. Procuravam formar "bons cristãos e honestos cidadãos", segundo o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

Em 1942, o colégio passou a denominar-se Instituto de Educação Maria Auxiliadora porque havia quatro escolas no território catarinense com o mesmo nome deste colégio, dificultando a comunicação. Em 1969, seu nome foi modificado para Instituto Maria Auxiliadora, conhecido como IMA.

O número de alunos aumentava e o Curso Normal mereceu especial atenção das Irmãs Salesianas. Através dele, foram formados mais de mil professores que difundiram a Educação Salesiana em todo o Alto Vale do Itajaí.

O prédio escolar necessitou de várias ampliações, mantendo sempre o patrimônio histórico da parte original da construção.

De 1949 a 1967, a educação do IMA foi exclusivamente feminina. Nesta época a pedagogia predominante nas escolas caracterizava-se pelo formalismo, rigidez disciplinar e o uso abusivo da memória. A partir da década de oitenta o IMA iniciou um processo de profundas transformações educacionais.

A inauguração do Ginásio de Esportes Auxiliadora, em 1983, dinamizou as atividades esportivas e de lazer dos alunos coroando os esforços da escola e da comunidade.

Durante os períodos de enchentes que assolaram a região em 1983 e 1984, muitas famílias de Rio do Sul abrigaram-se, com os seus pertences, nas dependências do IMA, aí permanecendo durante todo o período da catástrofe.

Em 2004, um incêndio destruiu grande parte do prédio da escola, incluindo seu patrimônio arquitetônico. Das cinzas brotou a atual fachada do IMA, com novo estilo, atendendo às necessidades do 3º milênio.

Atualmente, o IMA faz parte da maior rede de escolas católicas do Brasil - a Rede Salesiana de Escolas (RSE). Possui um material didático diferenciado que possibilita ao aluno aprender os conceitos das diversas áreas do conhecimento ao mesmo tempo em que realiza atividades que possibilitam o desenvolvimento de habilidades essenciais como a leitura e a produção escrita a partir de diferentes linguagens, expressão oral, análise e interpretação de fatos e ideias, mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

O IMA orgulha-se por ser referência de ensino há mais de 80 anos no Alto Vale do Itajaí. Ao longo desses anos formou várias gerações de cidadãos que atuaram e atuam como autênticas lideranças na sociedade civil.

(47) 3521-0536

ima@ima-rs.com.br

Acessar Webmail - Rede Salesiana de Escolas

Copyright © 2017 - Área Local