No dia 02 de fevereiro, aconteceu no Teatro Embaixo da Ponte – Encontro dos Rios, o Lançamento do livro de literatura infantojuvenil escrito pela aluna do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), Isabelle Maria Ferreira Becker (Belle Becker), do 8º ano do Ensino Fundamental 2,  “Alice: minha amiga que nunca deixará de existir”.

A tarde foi marcada pelo encontro com o livro, a leitura, a contação de histórias e a aproximação entre gerações. Cerca de 80 pessoas, dentre elas crianças-idosos-adultos-professores-artistas-membros imortais da Academia de Letras do Brasil/Seccional Rio do Sul prestigiando e participaram do Lançamento do livro, fruto do projeto aprovado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à cultura 2018. Ao chegar, o público aprimorava seus ouvidos com a Apresentação do Musnova Projetos Musicais com o saxofonista Ramon Franco Sezerino e Diogo Marconato.

Em seguida, as autoridades presentes Danielle Cristina Zanella (Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul e Assistente Social e Assessora do IMA) e Rafael Tschumi (diretor executivo da Fundação Cultural de Rio do Sul) discursaram para o público, além das autoridades, estiveram presentes a coordenadora pedagógica do IMA, Eliana Pereira de Almeida e a professora de Língua Portuguesa, Ligian Tenffen.

Para experienciar o contar histórias (pois o livro Alice é fruto da contação de histórias de um avô para uma neta – o público presente foi convidado a participar da atividade Retalho de histórias, momento em que crianças, adultos e idosos soltaram sua imaginação e contaram uma bela história.

O avô que inspirou o livro, Leonides Santos Ferreira, conversou sobre como foi a criação da menina Alice e contou algumas histórias, algumas delas trazendo valores essenciais da vida. A neta e escritora Belle Becker, de apenas 13 anos, declamou a poesia que escreveu no livro e relatou sua destreza ao brincar com as palavras, seu amor pela leitura e pela escrita desde pequenina. A jovem ilustradora Anna Clara Schlemper Gonçalves, de 18 anos, relatou o desafio de ilustrar seu primeiro livro – embora desde cedo se encantou com o desenhar – e mostrou qual foi a ilustração que mais gostou de ter feito: aquela do avô com um coração na mão, que segundo ela simboliza o amor entre o avô e a neta.

Dando sequência, houve a roda de conversa entre o público e o Avô, a neta-escritora e a ilustradora; e a distribuição de 30 exemplares do livro para as crianças presentes. Ao final, a confraternização contou com um coffe-break e autógrafos nos livros pela escritora e ilustradora.

Por: Caroline da Rosa Ferreira Becker