Durante o 1º trimestre, foram realizados diversos concursos no Ensino Fundamental 1 do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), com o intuito de qualificar a aprendizagem dos alunos, entre eles: Concurso de Leitura, Concurso de Produção Textual, Concurso Sou Fera na Problemateca, Concurso Bom de Cuca e Concurso Letra por Letra.

 Concurso de Leitura:

Realizado com os alunos do 2º ao 5º ano, o objetivo do Concurso de Leitura é qualificar este processo para que os alunos adquiram autonomia no processo de avaliação através da leitura e interpretação dos textos e questões avaliativas. Assim como desenvolver postura e segurança ao ler em público. Os alunos são avaliados em 4 itens: fluência, entonação, tom de voz e pronúncia correta das palavras.

Concurso de Produção Textual:

Realizado com os alunos do 2º ao 5º ano, o objetivo do Concurso de Produção Textual é qualificar a escrita para que os alunos consigam comunicar-se através desta linguagem, usando os recursos de cada tipologia textual adequada à necessidade de comunicação. Os alunos são avaliados a partir dos seguintes critérios: originalidade e criatividades, coerência com o tema, correção linguística (ortografia e gramática) e estrutura textual (parágrafos e pontuação).

Concurso Sou Fera na Problemateca:

Dando continuidade ao objetivo de desenvolver a leitura crítica e o pensamento lógico, cada professora do 3º ao 5º ano, seleciona 5 problemas para que os alunos leiam e escrevam as respostas corretamente dentro do tempo de 30min.

Com isso os alunos também precisam exercitar a concentração, autocontrole e administrar o tempo determinado para a proposta.

Concurso Bom de Cuca:

Promovido com os alunos do 2º ao 5º ano, o objetivo do Concurso Bom de Cuca, é desafiar os alunos a pensarem de maneira lógica e coerente, ler e interpretar problemas e escrever respostas adequadas a pergunta. Os problemas apresentados são desafios matemáticos, com o intuito de levar os alunos a pensarem além do cálculo convencional.

Semanalmente é apresentado um problema onde os alunos, sem auxílio do professor, devem ler e escrever sua resposta para depositar na urna. Na semana seguinte é comunicado quem acertou e explorado o problema coletivamente.

Concurso Letra por Letra:

Desenvolvido no primeiro trimestre com as turmas do 3º ao 5º ano, essa ação vem com o objetivo de qualificar a ortografia, tanto de palavras usuais como de palavras mais elaboradas, que não são do cotidiano. A primeira etapa se deu através das eliminatórias em sala de aula até classificar no máximo 5 alunos por turma. Na final, foram classificados 3 alunos, que receberam a premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar.