Os estudantes do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) tiveram uma manhã diferente nesta segunda, dia 22 de abril. O Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lucas Rafael do Nascimento, Coordenador de Projetos de Pesquisa na área de Energia Solar Fotovoltaica realizou uma conversa sobre sua trajetória profissional e oportunidades na área.

Lucas é ex-aluno do IMA da década de 90 e começou sua palestra relembrando a época que estudava aqui e o quanto palestras que assistiu com profissionais trazidos pela escola despertaram seu interesse pela Matemática e pelas Engenharias. Logo nos primeiros anos do curso de Engenharia Elétrica, passou a se dedicar aos estudos e projetos da área de Energia Renovável e participou ativamente da implantação do primeiro sistema fotovoltaico instalado em edificações no Brasil, no prédio da UFSC, em 1997.

De lá para cá, Lucas se envolveu cada vez mais em diversos projetos no Brasil, além de fazer intercâmbio na Alemanha e participar de competições internacionais sobre aplicação da energia fotovoltaica. Também esteve à frente de projetos de mobilidade elétrica, sistemas de armazenamento e agora trabalha na pesquisa sobre Hidrogênio Verde, preparando profissionais para desenvolver métodos de produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis.

Lucas também destacou a importância de incentivar cada vez mais as meninas para cursarem Engenharia e atuarem na área de Energia Solar. Historicamente, os homens sempre foram a maioria dos profissionais formados por esses cursos, mas o cenário está mudando. O grupo no qual Lucas é um dos coordenadores na UFSC atualmente é composto por várias mulheres formadas em diversos cursos da área de Exatas.

“Fiquei muito contente em compartilhar um pouco da minha trajetória profissional com os alunos. Já vivi essa mesma situação, sobre decidir a respeito do curso de Graduação e da Universidade que eu pretendia estudar. Foram em apresentações como essa, que eu tive aqui no IMA, que tive uma visão mais clara de como seria a profissão que eu teria no futuro. Também aproveitei o momento para mostrar um pouco do que nós temos feito lá na UFSC em relação às pesquisas em Energia Solar, os projetos em parceria com outras empresas, muitos deles nos quais as mulheres têm protagonismo na Ciência. Isso é algo que a gente batalha e fiquei muito feliz em ver o interesse despertado nas alunas aqui da escola”, avalia Lucas.