Através dos projetos: “Quem planta colhe, semeando a Matemática!”, “A Matemática na saúde do coração” e “A Matemática na produção de uma calça jeans”, o Instituto Maria Auxiliadora – IMA é destaque na 22º Feira Regional de Matemática, ocorrida no dia 31 de agosto, no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus de Rio do Sul.

O projeto “Quem planta colhe, semeando a matemática!”, foi desenvolvido por 12 alunos  do Projeto Contraturno do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1, com o objetivo de implantar uma horta em pneus e outra hidropônica. Além do estudo sobre a consciência ambiental e o aproveitamento de pequenos espaços para produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, o projeto também proporcionou o estudo da matemática por meio da comercialização das hortaliças. Durante o projeto, os alunos aprenderam a gerenciar as finanças, compreenderam o valor posicional dos números, compararam pesquisas de preços, construíram fitas métricas para entender o metro, centímetro, decímetro e o milímetro, aprenderam a calcular porcentagem, fizeram gráficos de barras e setores, entenderam que massas iguais podem ter volumes diferentes e que volumes iguais podem ter massas diferente.

Já o projeto “A Matemática na saúde do coração”, teve como finalidade investigar se as famílias do Instituto Maria Auxiliadora estão mais conscientes, ou ainda mantêm aqueles mesmos hábitos de sedentarismo e alimentação pouco saudável. Para isso, um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental 2, realizou uma pesquisa com as famílias dos alunos da escola, avaliando os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas por parte de cada indivíduo. Estes dados foram organizados em tabelas e gráficos para facilitar a análise e confrontos de dados.

E o projeto “A Matemática na produção de uma calça jeans”, foi desenvolvida por grupos de alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental 2 e teve por objetivo realizar uma pesquisa de análise do custo do processo de produção de uma calça, desde a compra dos rolos de tecido até a peça final. Desse modo, buscou-se tomar conhecimento de todos os passos para produção de uma calça jeans, assim como os custos em cada etapa até a obtenção da peça final, calculando o custo para produção de alguns modelos, o lucro e o mínimo de peças a serem vendidas para não obter prejuízos, definindo assim as funções custo, receita e lucro.

Os três projetos foram desenvolvidos por grupos de alunos participantes do Clube da Matemática do IMA e orientados pelos professores Leonir Serafim e Luis Carlos Campregher.

Parabenizamos os alunos Ana Paula Regis da Silva, Ana Rosa Traple Lima, Anabel Ceola da Cunha, Carolina Schotten Simchak, Eduarda de Moraes, Eduarda dos Santos Troysi Andriani, Julya Ferrari Ferreira, Livia Marcelino Wagner, Marianna Beatriz de Oliveira, Serena Moeller Ranzi, Yasmin Patel Ribeiro e Yasmin Sofka que desenvolveram o projeto “Quem planta colhe, semeando a matemática!”, os alunos Milena Furlani Schmitz, Felipe Vignola e Guilherme Ariel Dias que desenvolveram o projeto “A Matemática na saúde do coração” e os alunos Ricardo Ferreira; Isabela Maria de Andrade Müller; Gabriela Luiza de Andrade Müller pelo desenvolvimento do projeto “A Matemática na produção de uma calça jeans”.