A Pastoral Escolar do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) já está se preparando para receber os alunos na volta às aulas. E o clima desse retorno será pautado pelo tema: “Movidos pela Esperança: ´Eis que faço novas todas as coisas´ (Ap 21,5)”. Essa é a reflexão que o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, propôs na sua Estreia para 2021.

O cartaz escolhido para o tema da Estreia, elaborado pelo ilustrador argentino Gustavo Daguerre, já chegou na escola. O pôster retrata a imagem de Jesus amparando pessoas que se deixaram abater durante a pandemia, abalando sua esperança. Amorosamente, o Mestre as convida a se reerguer e agir.

“Que nosso grande desafio, como Família Salesiana, seja simplesmente ser sinal de Esperança, colocar luz e cor, olhar com os olhos cheios de compreensão, continuar a curar e acompanhar os que esta pandemia feriu; continuar a prestar atenção às necessidades dos outros, assim como nos ensinaram Dom Bosco e Madre Mazzarello”, reforça o artista.

Para o Reitor-Mor, os alunos salesianos ao redor do mundo devem ser envolvidos nessa mensagem para que possam ser encorajados a refletir a bondade divina. “Reflitamos essa luz que renova todas as coisas. Devemos ser a mão que ajuda a mudar valores e visões. Transformemos o individualismo em fraternidade, em solidariedade”.

Durante a semana de acolhida aos educadores do IMA, o pôster foi apresentado. Todos puderam refletir sobre a mensagem e conhecer os compromissos da Estreia 2021 que o Reitor-Mor espera serem aplicados pela equipe que compõe a Rede Salesiana ao redor do mundo. Na foto abaixo, a Irmã Maria Salvelina de Mélo, Diretora Institucional e da Comunidade das Irmãs Salesianas do IMA, fez a oração inspirada pela mensagem.

O Coordenador de Pastoral, Robson dos Santos da Silva, trabalhará essa diretriz com os alunos do IMA em todas as turmas nos próximos meses. Que nossas crianças e jovens possam incorporar a mensagem do Reitor-Mor e estarem realmente “Movidos pela Esperança” em suas atitudes ao longo de 2021, transformando o isolamento social em oportunidades de auxiliar nosso próximo.