Como proporcionar boas práticas remotas para as crianças da Educação Infantil nesse ano tão desafiador? Pensando em driblar o distanciamento da escola e ao mesmo tempo estimular o protagonismo dos nossos alunos, um projeto inovador nasceu no Instituto Maria Auxiliadora (IMA): a Caixa de Engenhocas.
A proposta de reforçar o vínculo afetivo entre escola e aluno por meio dos materiais da caixa deu tão certo que a ideia foi selecionada para apresentação no Seminário de Socialização de Boas Práticas Remotas com a Coleção Girolhar, promovido pelo Centro Salesiano de Formação, no dia 9 de dezembro. De todos os projetos enviados para análise, apenas seis foram selecionados para socialização. Assim, a iniciativa desenvolvida pela equipe pedagógica da Educação Infantil do IMA Rio do Sul tornou-se referência nacional para as demais escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).
O que chamou a atenção para que o projeto fosse selecionado foi a maneira diferenciada de envolver as crianças na exploração e manipulação dos materiais. A caixa é um convite ao exercício da imaginação e ao estímulo à múltiplas possibilidades de criação. Ao longo do ano, várias caixas foram elaboradas com temas diversificados, levando às crianças objetos com luzes, elementos da natureza, sou cientista, kit do aprender e sacola de Natal. A entrega das caixas ocorria sempre diretamente aos pais, com horário agendado para evitar aglomerações.
Cada detalhe foi cuidadosamente planejado e executado pela nossa equipe, com orientação de Angela Fronza, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e Elisângela Staloch, Orientadora Educacional da Educação Infantil. Parabenizamos a todos os envolvidos nesse projeto pelo importante reconhecimento.