Confira as Propostas Pedagógicas desenvolvidas no Berçário Sentidos da Vida, durante o mês de setembro.

A Cor da Pele, Caras e Bocas!

A professora Janaína Aparecida Merini, abordou o título sobre valores “A cor de Coraline”, do autor Alexandre Rampazo. Trazendo a proposta usando o retroprojetor, onde as crianças exploraram visualizando e tocando as diversidades de tons de peles, traços físicos e as cores, despertando a curiosidade, imaginação, a linguagem e a afetividade.  “As cores não servem para diferenciar, mas para tornar tudo mais belo”. Durante a proposta, observaram as caras e bocas através da projeção de fotos de crianças expressando alegria, tristeza e choro. Foram desafiadas a imitar as expressões faciais da imagem na tela e da educadora, promovendo a interação social e o respeito mútuo.  Lindo é ver a fascinação dos bebês pelo diferente. A beleza é a multiplicidade!

Confira a publicação completa no Facebook: mla.bs/24bafb34

 Fazendo arte com elementos da natureza!

Brincadeiras ao ar livre sempre mechem com o imaginário da criança. Nesta proposta a professora Sônia A. Ferrari instigou nossos pequenos a encontrarem, folhas, gravetos, pedras, sementes de diferentes tipos e tamanhos. Os elementos da natureza serviram de suporte para que as crianças criassem suas produções artísticas, sem a antecipação dos adultos, sendo, desta forma, respeitadas em seu tempo para se apropriarem das possibilidades de cada material. Materiais diversificados estimulam as interações (entre crianças e entre adultos e crianças) e o dimensionamento, no tempo e no espaço, nas experiências lúdicas propiciando às crianças pequenas o direito de desenvolver sua identidade e percepções de mundo pelo prazer e pela curiosidade.

Com os materiais coletados as crianças realizaram muitas experiências. Colocada a folha da árvore embaixo do papel ofício, muitas surpresas surgiram, as crianças ficaram impressionadas ao verem que passando o giz de cera sobre o papel surgia o desenho da folha da planta, chamando de mágica. Assim também foi com a argila, a criatividade tomou conta de nossos pequenos, argila virou bolo, gravetos passaram a ser velas, até cantaram parabéns, desenvolvendo através do lúdico muitas percepções e sensações.

Confira a publicação completa no Facebook: mla.bs/29ec4037

A música toma conta do Berçário!

A música contribui para o desenvolvimento dos bebês pois a harmonia dos sons estimula a audição e a fala. No dia a dia escutamos os diferentes sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente e do próprio corpo, a partir da observação, descoberta e reações.

A música tem seu papel na educação das crianças e vai muito além de dançar e cantar. Ela ajuda no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, é facilitadora do processo de construção e ampliação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.

Confira a publicação completa no Facebook: mla.bs/923b3f3b