Confira as Propostas Pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, durante o mês de maio.
Maternal A e B – Proposta com argila!
As turmas dos Maternais A e B, juntamente com as professoras Maraísa Miguel Vicente e Paloma Lauret, realizaram no dia 10 de maio, uma Proposta Pedagógica envolvendo a argila.
O material escolhido, proporcionou uma experiência cheia de sensações e permitiu a exploração dos sentidos e dos movimentos. Ao descobrirem a argila, as crianças puderam perceber a textura, a temperatura e o peso. Para isso, realizaram alguns movimentos como amassar, alisar, enrolar, furar, apertar e separar o material.
Durante a exploração, a turma experimentou e estimulou a concentração, a psicomotricidade, a criatividade e a percepção, fatores esses, importantes na formação da criança.
Proposta com argila, desenvolvida com as turmas do Maternal A e B, com o objetivo de estimular a concentração, a psicomotricidade, a criatividade e a percepção, fatores esses, importantes na formação da criança.
Confira também a publicação no Facebook: twixar.me/l3Kn
Infantil 1 – Atividade de motricidade fina
A coordenação motora fina está relacionada ao desenvolvimento dos músculos menores do corpo, como por exemplo os das mãos e dos dedos. Ao desenvolver tal habilidade as crianças são capazes de realizar movimentos mais delicados e precisos. Vale ressaltar, que o processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos finos desde pequenas para que futuramente ela tenha mais facilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.
Com o objetivo de trabalhar a motricidade fina, a professora Cátia da Silva da Turma da Borboleta do Infantil 1, disponibiliza materiais que auxiliam no desenvolvimento dessa habilidade. O uso da tesoura adequada para idade (sempre supervisionada pelo adulto), o rasgar, o enrolar e colar bolinhas de papel são algumas técnicas utilizadas que requer muita concentração e o uso das mãos constantemente, realizando assim, atividades do dia a dia as tornando crianças mais independentes e protagonistas.
Atividade de motricidade fina, desenvolvida no Infantil 1 com materiais que auxiliam no desenvolvimento dessa habilidade. O uso da tesoura adequada para idade (sempre supervisionada pelo adulto), o rasgar, o enrolar e colar bolinhas de papel são algumas técnicas utilizadas que requer muita concentração e o uso das mãos constantemente.
Confira também a publicação no Facebook: twixar.me/070n
Infantil 2 – Leitura
As atividades de leitura na Turma do Gato, Infantil 2, ocorrem desde os primeiros dias de aula, mesmo a criança não conhecendo todas as letras, pois, por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor
A literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. Porém quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos e o mundo da escrita. “Nossos momentos de leitura são realizados na biblioteca e também com Projeto da “paradinha da leitura”, projeto este desenvolvido em todas as turmas da Educação Infantil.”, ressalta a professora Márcia K. Cardoso.
Confira a publicação no Facebook: twixar.me/srln
Infantil 3 – Estudo da Baleia Jubarte
As turmas do Infantil 3A e 3B conheceram a baleia jubarte e estão fazendo muitas descobertas sobre esta grandona dos oceanos! A primeira descoberta sobre ela é que pode chegar até 16 metros de comprimento e suas nadadeiras medem 5 metros. Você sabe quanto é 16 metros? Isso é muito ou pouco? Através de brincadeiras e propostas lúdicas, as turmas podem fazer relações de tamanho e espaço, conhecendo também objetos e diferentes possibilidades de medir as coisas.
Confira a publicação no Facebook: twixar.me/1vJn