Confira as propostas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Fundamental 1, durante o mês de agosto.

1º ano 1 e 2

As turmas do 1º ano 1 e 2, conheceram de perto o Museu Histórico Cultural de Rio do Sul. Durante a visita, puderam perceber as mudanças ocorridas ao longo dos anos, além de conhecer a história da nossa cidade e os objetos antigos. Uma aula cheia de descobertas!

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/uAYZaA

2º ano 1 e 2

Durante o processo de alfabetização, ouvir e ler diferentes tipologias textuais, como: clássicos, lendas, adivinhas, cordel, entre outros, são estratégias fundamentais para estimular a imaginação, ampliar o repertório dos alunos e aproximá-lo do universo letrado. A fantasia é essencial para incentivar e formar os pequenos leitores.

Dessa forma, as educadoras Valesca May e Elaine M. Moratelli das turmas do 2º ano 1 e 2, proporcionam momentos variados de leitura, desenvolvendo habilidades ligadas principalmente à oralidade e ao uso de diferentes instrumentos de aprendizagem.

Assim como disse Bill Gates, “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. ”

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/nSQwi4

3º ano 1 e 2

Compreender como funciona nosso corpo e o que devemos fazer para mantê-lo saudável, foram alguns dos temas estudados pelas turmas do 3 ano 1 e 2. Através de palestras e aulas práticas, os alunos compreenderam a importância de uma alimentação equilibrada, a função dos grupos alimentares e como acontece o processo de digestão.  Agradecemos a colaboração da Nutricionista Adriana Nardelli Siebert e da professora Daniele B. Borges Floriano, nesse processo de conhecimento.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: goo.gl/oXADRR

4º ano 1

Os alunos do 4º ano 1 reuniram-se em grupos com a proposta de criarem uma bula de remédio fictícia para aliviar um dia cansativo, seguindo todos os critérios desta tipologia textual. Após o texto produzido, receberam mais um desafio, o de criarem uma “caixa” para o remédio fictício, usando uma técnica estudada por eles no livro de artes “Os enigmas de Gaudí”, que explora o mosaico, além de outras técnicas.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/tTezpV

4º ano 2

A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado diretamente em fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com seu contexto. Na disciplina de Língua Portuguesa na turma do 4° ano 2 este foi um dos temas estudados para interagir em diferentes contextos de forma crítica e reflexiva argumentando e posicionando-se, respeitando opiniões e demonstrando o conhecimento que as crianças adquiriram durante o estudo. A proposta do trabalho foi a reescrita da história do Nascimento do Menino Jesus, trazendo os fatos para os dias atuais, apresentando em sala de aula através de reportagem.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/ojx141

5º ano 1

Ao estudar os micro-organismos, a turma do 5º ano 1, realizou uma experiência para verificar a proliferação dos fungos e bactérias. Para isso, utilizaram cotonetes que foram passados atrás da orelha, entre os dedos, no dente, no celular e no dinheiro. Após uma semana, os alunos voltaram ao laboratório de Ciências para ver os resultados, a partir dessa observação, a turma avaliou atitudes e cuidados utilizados habitualmente na manutenção da saúde e perceberam a importância dos cuidados que devem ser tomados diariamente.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/prkvZE

 5º ano 2

Por meio da Metodologia Ativa, Instrução Pelos Colegas (IPC), a turma do 5º ano 2, da professora Sabrina Merten, realizou na disciplina de Ciências Humanas e da Natureza, estudos e pesquisas acerca da Região Sul e dos três poderes. Após, os alunos receberam fichas com perguntas e opções de respostas, nas quais deveriam preencher individualmente e em seguida, no grande grupo, colocando a justificativa de cada resposta. Ao final da atividade, a docente realizou a correção de cada pergunta juntamente com a turma. Essa metodologia, proporciona que os alunos compreendam com mais facilidade o assunto, tenham um nível de interesse maior, além de promover a discussão do conteúdo entre os colegas, reforçando também a habilidade argumentativa.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/sizfkJ

5º ano 3

Utilizando a Metodologia Ativa, Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), a turma do 5º ano 3, da professora Amanda Dubowski, realizou na disciplina de Ciências Humanas e da Natureza, estudos e pesquisas sobre os movimentos migratórios e a organização do corpo humano.

Esta metodologia permite feedbacks constantes, possibilitando assim, um aprendizado significativo e avaliação voltada à melhoria do desempenho do aluno, além de promover a discussão do conteúdo entre os colegas, estimulando a habilidade argumentativa em defesa do ponto de vista.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/1N3Z5A