De 1º a 4 de maio, o Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul/SC foi palco de um encontro inspirador que reuniu jovens de São Paulo e Santa Catarina: o 5º Campo de Formação ao Voluntariado V.I.D.E.S. Além de momentos de formação e convivência, o grupo protagonizou uma ação solidária na comunidade Kolping BrHaiti, reforçando o compromisso com a justiça social e a solidariedade.
Entre os dias 1º e 4 de maio, o Instituto Maria Auxiliadora (IMA), de Rio do Sul (SC), sediou o 5º Campo de Formação ao Voluntariado – VIDES, uma iniciativa do Âmbito da Pastoral Juvenil da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). O evento reuniu cerca de 20 jovens dos estados de São Paulo e Santa Catarina em um final de semana dedicado à formação humana, ao protagonismo juvenil e ao engajamento social.
O VIDES (sigla em italiano: Voluntariado Internacional Mulher Educação Desenvolvimento) é uma proposta de voluntariado promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que convida os jovens a doarem parte de seu tempo na promoção do bem comum, por meio de ações direcionadas a crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante o encontro, os participantes vivenciaram momentos formativos intensos, marcados por reflexões, trocas de experiências e partilhas de valores, com o propósito de tornarem-se agentes transformadores na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e comprometida com o bem comum. “Pude perceber nos jovens a participação em cada momento. A ação de tirar as sandálias e pisar naquela realidade… cada um fez esse exercício de mergulhar e se doar inteiramente.” conta irmã Aline, assessora de pastoral do IMA.
Essas vivências também incentivaram o protagonismo juvenil, a responsabilidade social e a defesa dos direitos humanos, promovendo uma cultura pautada na solidariedade, na justiça e na paz.
“Foi uma experiência enriquecedora. Cada encontro supera o anterior. Sempre aprendemos algo novo e é muito gratificante saber que, além de transformar a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, também somos alcançados e transformados entre nós, voluntários”, relatou Milena, voluntária de São Paulo.
Na sexta-feira à tarde (2), o IMA acolheu os jovens com um momento especial de integração. Eles tiveram a oportunidade de conhecer as 18 FMA que vivem na comunidade religiosa anexa à escola, e compartilharam um café da tarde com comidas típicas trazidas pelos jovens de Rio do Sul. Logo após, o grupo visitou o centro da cidade e conheceu a beleza arquitetônica da Catedral São João Batista.
Um dos destaques foi a ação voluntária realizada na comunidade Kolping BrHaiti, situada no bairro Barragem, que presta assistência social a cerca de 200 famílias haitianas, venezuelanas, colombianas e cubanas. Os jovens passaram o dia no local, com a missão de reformar uma sala destinada ao bazar comunitário, preparando o espaço para a chegada do inverno. A iniciativa contou com o apoio da empresa G1 Móveis, que doou prateleiras para a nova estrutura.
O grupo se dividiu nas tarefas: enquanto alguns separavam e organizavam roupas doadas, outros realizaram a limpeza e a reorganização do ambiente. Parte dos voluntários também atuou na limpeza externa da localidade, ainda afetada por resquícios das enchentes que atingiram o Alto Vale do Itajaí nos últimos anos.
A assessora da comunidade BRHaiti, Neide, ressalta que a oportunidade foi um encontro de gerações de voluntários muito interessante. “O VIDES tem voluntários jovens, e nós somos um grupo de voluntários jovens que já passaram da terceira idade, acima de 60 anos. Por isso, foi um trabalho muito bonito, com os dois lados aprendendo e se ajudando mutuamente, com muitos braços trabalhando em prol de uma comunidade. Foi um dia encantador, que encheu de gratidão os corações de todos que participaram. […]”, relembra comovida.
O Campo de Formação V.I.D.E.S. é uma proposta concreta para os jovens que desejam fazer da doação de tempo um gesto de amor ao próximo, contribuindo com ações que transformam vidas, inclusive a própria.