Uma das áreas que o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2017, irá cobrar na prova desse domingo (12 de outubro),  é a área das Ciências da Natureza. Confira os 5 temas de Química mais recorrentes no ENEM.

Meio Ambiente

Fique atento às reações químicas de chuva ácida, destruição da camada de ozônio (O3),  poluição da água e lixo (radioatividade, reciclagem, compostos biodegradáveis, e outros).

Estequiometria

A estequiometria é o assunto de química do Ensino Médio que permite prever a quantidade de produto formado a partir da quantidade de reagentes. No cálculo estequiométrico, reagentes e produtos são grandezas proporcionais. Assim, muitos exercícios podem ser resolvidos por uma regra de três. Estude grandezas químicas como mol, conversão de unidades de medida, e Lei dos Gases Ideais.

Equilíbrios Químicos

O equilíbrio químico existe em reações químicas reversíveis, ou seja, que podem ocorrer no sentido direto e no sentido inverso. O equilíbrio químico é chamado de equilíbrio dinâmico porque a reação continua acontecendo, mas a velocidade da reação direta e da reação inversa é a mesma. É importante estudar, também, equações de equilíbrio químico e constante de ionização.

Química Orgânica

Os compostos orgânicos estão presentes em muitas situações do cotidiano, em objetos de plástico, fibras de tecidos, frutas, combustíveis, sabonetes, bebidas alcoólicas, e outros. Por isso, o Enem adora este assunto de química.  Estude as principais características dos compostos orgânicos, suas reações químicas, e saiba identificar as funções orgânicas  (alcoóis, fenóis, éteres, ésteres, etc).

Eletroquímica

Envolve o uso da eletricidade para obter substâncias químicas, como a soda cáustica, o alumínio metálico, e outros. Este conteúdo é sobre pilhas, baterias e eletrólise. Entenda o impacto de não descartar pilhas e baterias corretamente, o funcionamento de reações de oxirredução e da eletrólise.

Fonte: https://geekie.com.br/blog/quimica-enem-os-conteudos-mais-caem/