Durante o dia 01 a 08 de outubro, a Diocese de Rio do Sul promoveu a Semana Nacional da Vida, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o direito à vida. O tema deste ano indica que ninguém melhor que a família para ser responsável pelo cuidado permanente da vida, já que ela é o berço da vida e a guardiã dos valores mais preciosos do desenvolvimento da vida.
No dia 06 de outubro, os alunos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS): Antonio Paulo Sasse Kestering, Gabriela Luiza de Andrade Müller, Leonardo Luis Donel, Marieva Tenfen, Isabella Maria de Andrade Muller e Iara Regina Rocha juntamente com a diretora Angelita Maria Gambeta Stuepp, conduziram na Celebração presidida pelo Dom Onécimo o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”, Sínodo que foi convocado pelo Papa Francisco em 2017, no qual foi refletido:
- Um Sínodo para CONHECER a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos Povos da Amazônia, especialmente dos povos Indígenas, suas lutas por uma ecologia integral, seus sonhos e esperanças.
- Um Sínodo para RECONHECER as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos naturais.
- Um Sínodo para CONVIVER com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista adotado e assimilado milenarmente.
- Um Sínodo para DEFENDER a Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas.
Agradecemos a participação dos alunos neste ato em valorização à vida!