A turma do Projeto 2, do período contraturno do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), mediado pela professora Camila de Oliveira, focou a pesquisa de estudo científico sobre “Os Pássaros”. Nesse caminho, estudaram a alimentação de várias aves, principalmente dos Psitacídeos. Durante esse estudo a turma percebeu que algumas aves estudadas como as calopsitas e os papagaios comem muito a semente de girassol. Onde surgindo alguns questionamentos: É possível plantar essa semente? Ela nasceria uma flor? Para responder essas perguntas, os alunos resolveram descobrir, junto com o professor Fabrício dos Santos, nas aulas de Inglês.
Essa pesquisa foi ganhando uma proporção cada vez maior, a primeira etapa foi fazer a seleção das mesmas sementes que os pássaros comiam e logo decidir qual seria o lugar para plantar. O local escolhido pelas crianças foi o jardim do Berçário Sentidos da Vida e o jardim da casa da comunidade das irmãs.
Nesse processo de plantio, a turma estudou o tipo de solo apropriado para as sementes, a importante da luz solar e a quantidade de água e umidade que a semente precisa. Conforme o tempo foi passando, os alunos descobriram que no Berçário o solo e a luz solar não eram tão apropriados assim, pois as sementes não se desenvolveram como precisava. Já no jardim da comunidade das irmãs, onde o solo, a luz solar e a umidade estavam corretas, os girassóis cresceram maravilhosamente.
Semanalmente, a turma fez o acompanhamento do plantio, e registrou através de fotografias, calendário e um diário do bordo. A turma percebeu que o girassol tem um ciclo de vida muito interessante, que as sementes são produzidas após a floração, e essas sementes ficam no miolo da própria flor. Quando seca as sementes caem, dando vida a outras plantas e sendo alimento de muitas aves.
O último passo do estudo, foi a dissecação da planta, a retirada das sementes, o processo para secá-las e logo após uma deliciosa culinária. Pois a turma descobriu que o ser humano também pode comer essa semente, basta apenas torrar no forno por três minutinhos. É um petisco delicioso, rico em vitamina E, potássio e muitos minerais.