A manhã do dia 24 de novembro foi emocionante e especial para Angelita Maria Gambeta Stuepp, diretora do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul (SC). Por indicação da Vereadora Danielle Zanella, que também é Assessora Institucional Social do IMA, Angelita recebeu a honraria de se tornar “Cidadã Rio-Sulense”.

A solenidade de entrega da homenagem ocorreu no Plenário Carlos Gerd Schroeder, na Câmara Municipal, com a presença de autoridades, familiares, amigos e representantes da equipe do IMA. Além de Angelita, outras oito personalidades locais foram agraciadas com esse reconhecimento.

“Angelita é uma grande inspiração para todos nós. Sua brilhante atuação profissional a frente da equipe do IMA contribui com a sólida formação de pessoas que fazem a diferença na nossa comunidade. Muitos ex-alunos desempenham papel relevante em vários setores econômicos e sociais, colaborando com o progresso da nossa cidade”, ressalta a Vereadora Danielle.

“Sinto-me muito honrada com a indicação para receber este Título e, ao mesmo tempo, muito satisfeita em poder ter contribuído com o desenvolvimento da cidade de Rio do Sul e região por meio da educação. Afinal, a educação é um dos principais pilares de evolução da sociedade”, afirma Angelita.

 

Confira a íntegra do currículo da nossa diretora:

Nascida em Pouso Redondo, filha de João Francisco Gambeta (in memoriam) e Maria de Luordes Gambeta, casada com Dalmácio Stuepp e mãe de Davi Gambeta Stuepp. Veio residir em Rio do Sul em 1990, para cursar Magistério no Colégio Instituto Maria Auxiliadora. Em seguida, passou a residir por oito anos, na cidade de Curitiba, PR. É graduada em Pedagogia, na área de Supervisão Escolar e Pós graduada em Organização do Trabalho Pedagógico, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Em 2000, retornou de Curitiba à Cidade de Rio do Sul e foi contratada pelo Instituto Maria Auxiliadora para assumir, primeiramente, a coordenação pedagógica nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, séries finais e Ensino Médio. Foi convidada pelo Conselho da Inspetoria das Irmãs Salesianas, com sede em Porto Alegre, para assumir em 2010, a direção desta instituição, que em 2023 completará 95 anos de História na cidade de Rio do Sul. Na região Sul do Brasil, foi   a primeira diretora leiga a assumir esta função, que antes era exercida somente pelas Irmãs Religiosas.

Durante este período, deu continuidade à sua formação. Fez Mestrado em Educação, pelo Centro de Ciências da Universidade Regional de Blumenau, vinculada ao grupo de Pesquisa Discurso e Práticas Educativas. No Mestrado, realizou pesquisa sobre concepções de alfabetização e letramento trabalhado pelas professoras universitárias na formação de professores, nos cursos de Pedagogia de universidades do sistema ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina. A partir do desenvolvimento da sua pesquisa, foi convidada pela instituição UNIASSELVI, para escrever o material de formação para curso de Pós graduação, na área de Didática da Alfabetização e Letramento, que tem contribuído na formação de professores alfabetizadores da região.

Com o convite em 2015, para compor o Comitê de Inovação, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, para pensar a gestão estratégica e de inovação para as escolas das Irmãs Salesianas na região Sul, sentiu a necessidade de buscar novas formações. Decidiu cursar a Pós graduação em Abordagem Educativa Reggio Emília, na Itália, curso ministrado pelo Instituto Superior de Educação Singularidades, de São Paulo, com formação promovida diretamente com as professoras italianas Marina Castagnetti, Jovanka Rivi, Paola Strozzi e a atelierista Federica Castrico, profissionais de Reggio Children – Centro Internacional pela defesa dos direitos e das potencialidades de Meninos e Meninas, da cidade de Reggio Emília – Itália. Teve participação in loco em Mostras interativas, oficinas e cursos sobre as Múltiplas Linguagens na infância e o uso da Tecnologia enquanto um tipo de linguagem, ministrado no Centro Internacional Loris Mallaguzzi, na Itália.

A partir desses estudos e na busca de Inovações, implantou em 31 de janeiro de 2017, com a participação efetiva da sua equipe de trabalho e do apoio do grupo gestor de Porto Alegre, o Berçário Sentidos da Vida. Esse novo serviço prestado à comunidade riosulense, contou com espaços inovadores e projetado para concretizar a proposta pedagógica de excelência no atendimento às crianças pequenas.

Durante esses anos na direção, foi indicada pelo conselho Inspetorial das Irmãs Salesianas do Sul do Brasil, para participar de Avaliações Trienais, das Linhas gerais de ação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora no Mundo, em Buenos Aires, na Argentina. Indicada também para participar do Projeto Mornese, na Itália, com formações “in loco”, no Instituto Geral em Roma, e nas cidades de Assis, Turim e Mornese, locais onde foram construídos os pilares da Congregação Salesiana, fundada por Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Foi convidada pela direção executiva da Rede Salesiana, de Brasília, para compor o GT – Grupo de trabalho para o estudo e elaboração do documento: Diretrizes Nacionais da Educação Infantil para orientar o trabalho nas escolas pertencentes à Rede Salesiana Brasil.

Enquanto educadora desta instituição de ensino, já representou as escolas particulares no Conselho Municipal de Educação de Rio do Sul. Como membro deste conselho, atuou na Comissão de Educação Infantil e teve participação ativa na elaboração de Pareceres para o credenciamento de várias unidades de Educação Infantil no Sistema Municipal de Educação.  Foi Membro, também, do grupo gestor do Fórum Regional de Educação Infantil – FREAVI. Teve participação na publicação do livro História e Memória do FREIAVI – 10 anos em Defesa da Infância e da Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí (2001 – 2011), com a escrita do capítulo de abertura: FREIAVI: Fazendo História em Prol da Infância do Alto Vale do Itajaí.

Durante 12 anos de atuação na direção da escola, a gestão sempre foi compartilhada porque acredita na potencialidade do trabalho em equipe.  A sua equipe é composta por coordenadores e orientadores pedagógicos, coordenador de Pastoral Escolar, do setor de comunicação, coordenadora administrativa, assessora Institucional Social e diretora institucional.

O compromisso da direção, juntamente com sua equipe, consiste em manter vivo o carisma salesiano e a implementação de inovações para ofertar à comunidade de Rio do Sul, ensino de excelência, formando pessoas do bem, que possam contribuir proativamente para o desenvolvimento de nossa cidade e região.