Profissionais responsáveis pela Comunicação das Escolas, Obras Sociais e Hospital da Inspetoria aprofundaram conhecimentos e iniciaram o planejamento de ações para 2023
Momento para se conhecer, se integrar, trocar ideias e fazer uma imersão no Carisma Salesiano. Assim pode-se resumir o Encontro de Comunicadores da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), ocorrido entre 14 e 16 de março, no Colégio Santa Inês, em São Paulo, com o tema “Onde dois ou três estiverem reunidos… (Mt 18,20) partilha na diversidade, riqueza da sinodalidade”. Pela primeira vez, as equipes responsáveis pelas Escolas, Obras Sociais e Hospital foram reunidas em um evento conjunto, a fim de alinhar informações e qualificar ainda mais o trabalho que está sendo realizado nas presenças da BAP.
O primeiro dia foi dedicado a uma viagem a Guaratinguetá (SP) para apresentar o Memorial Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, localizado na Casa do Puríssimo Coração de Maria, antigo orfanato. O grupo também pode conhecer a gruta Nossa Senhora de Lourdes, no mesmo local, e beber da água que é fonte de bênçãos para peregrinos do Brasil inteiro. Após o almoço, todos seguiram para o Colégio do Carmo, fundado em 1892, para visitar a primeira presença das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil. Além de ser um marco histórico, o grupo pode conferir o quanto o Colégio inova em projetos e ações comunicativas e integradas à ecologia integral. A programação do dia foi encerrada com uma visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Para Irmã Maike Loes, coordenadora de Comunicação das Escolas, este primeiro dia foi um dos mais significativos do encontro. “Não foi à toa que decidimos começar pelo Memorial, pois ao entrar naquele local podemos caminhar pela história e se sentir abraçados por aquelas missionárias que enfrentaram inúmeras dificuldades para dar início ao Carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello em terras brasileiras. Não tem como estar ali e não se sentir parte dessa trajetória. Além disso, a queria Irmã Dulce, curadora do Memorial, destacou em vários momentos, a importância da Comunicação evidenciada nos registros históricos e na qualidade das fotografias da época. Isso nos faz refletir sobre o nosso trabalho diário, no qual multiplicamos imagens sem muitas vezes nos dar conta do que elas estão comunicando. Por fim, a visita ao santuário também teve um propósito, afinal, somos Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. É importante proporcionar a todos, principalmente quem mora nas realidades mais distantes da sede da Inspetoria, esse momento de sentir o abraço, a ternura e o calor do manto da Mãe Aparecida”, ressalta.
Após a imersão no Carisma Salesiano, a equipe foi reunida para um segundo dia voltado ao alinhamento de informações sobre o âmbito da Comunicação Social, presente no Capítulo Geral, além do Horizonte da BAP e suas linhas de ação, definidas na Assembleia Inspetorial de 2022. A partir desse momento, a coordenação das Escolas e a coordenação das Obras Sociais dividiram as equipes para aprofundar os assuntos específicos.
Formação da equipe das Escolas
Os representantes das Escolas participaram de um bate-papo formativo com a assessora pedagógica Maria Leoneide Rodrigues, uma das responsáveis pela elaboração do Currículo da RSB-Escolas, documento inovador que está sendo implantado para qualificar ainda mais a proposta educativa salesiana. A assessora destacou os capítulos do Currículo que precisam ser conhecidos pela equipe e orientou como cada um deve fazer a auto avaliação da Dimensão da Comunicação, que está descrita no Caderno 6. Em seguida, Irmã Maike conduziu reflexões e atividades práticas sobre as necessidades do setor de Comunicação e as rotinas locais de cada profissional.
Formação da equipe das Obras Sociais e Hospital
O ponto norteador das atividades deste grupo foi o Encontro Internacional de Obras Sociais, que ocorreu em Turim e abordou o tema “A viúva de Naim”, extraído do Evangelho de Lucas 7:11-17. “Essa leitura nos ajudou a refletir sobre a ótica da Comunicação e da Ação Social partindo de três ilustrações. Para iluminar a nossa atuação, traçamos um paralelo sobre prática de Jesus, a prática de Dom Bosco e Madre Mazzarello, e a nossa prática Educomunicativa nas nossas diferentes presenças”, informe a coordenadora das Obras Sociais, Rose.
À noite, o grande grupo foi novamente reunido para assistir ao documentário “The Letter”, filme que trata da encíclica “Laudato Si”, escrita pelo Papa Francisco e que dá voz aos mais afetados pela crise ecológica que estamos vivenciando.
O último dia do encontro foi voltado ao início do planejamento de ações que direcionarão o trabalho em 2023. Para Rose, é muito difícil eleger um único momento significativo, pois todo o encontro foi permeado por reflexões muito sensíveis sobre o papel educomunicador-cristão-salesiano, além de proporcionar muitas trocas de experiências, sinodalidade e afeto”, avalia.
Ressonâncias do encontro
Uma frase que marcou bastante o encontro estava presente no texto bíblico lido na missa de abertura do segundo dia: “que nada escape ao seu coração”. O que se espera a partir de agora é justamente isso, que nada se perca, que tudo o que foi vivenciado aqui permaneça entusiasmando a equipe. “Cada um está levando consigo muitas novidades. Esperamos que elas possam ser acolhidas em cada realidade para que os comunicadores possam dar continuidade ao processo iniciado aqui. Desejo que todos se mantenham sintonizados, em sinodalidade e em sinergia, crescendo cada vez mais a consciência de que somos uma única Inspetoria, trabalhando em rede e se apoiando mutuamente”, ressalta Irmã Maike.
Rose destaca que todos saíram muito fortalecidos com o compromisso de usar o Carisma e a nossa missão educativa com mais intencionalidade nas diferentes formas de Comunicação, seja com os colaboradores internos, com o público externo como as famílias e pessoas que participam das ações desenvolvidas, bem como os parceiros e benfeitores, além de todos aqueles que precisam conhecer a importância do trabalho realizado pela nossa Inspetoria. “Comunicar a esperança, comunicar a crença na juventude, a força da nossa missão educativa, eis o que queremos!”, finaliza Rose.