Alunos do 6º ao 9º ano do Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul (SC) elegeram, no dia 8 de abril, por meio de votação interna com urna, seus representantes no Projeto Vereador Mirim, iniciativa da Câmara de Vereadores que promove a vivência do processo legislativo e incentiva a participação política dos jovens.
O Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul (SC) marcou presença no Projeto Vereador Mirim, iniciativa desenvolvida pela Câmara de Vereadores do município, que busca aproximar os jovens do universo político e do exercício da cidadania. Após um processo que envolveu toda a comunidade escolar, os estudantes já elegeram seus representantes para o programa.
O projeto teve início no dia 20 de fevereiro, quando vereadores do município visitaram a escola para apresentar a proposta aos alunos do 9º ano. Na ocasião, destacaram a importância da participação dos jovens na construção de uma sociedade mais consciente e atuante. “Hoje temos o prazer de trazer esse projeto para dentro do Instituto Maria Auxiliadora, que é, sem sombra de dúvida, uma das escolas mais importantes de Rio do Sul. Tenho certeza de que essa parceria vai contribuir para que nossa cidade seja cada vez melhor”, ressaltou o vereador Everson Feuser.

No dia 31 de março, os nove estudantes candidatos apresentaram suas propostas aos colegas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Participaram do processo os alunos Sophia, Gabriel, Vitor, Gustavo, Ellen, Helena, Catarina, Larissa e Isabella, que compartilharam ideias voltadas à melhoria do ambiente escolar e da comunidade.

A votação foi realizada no dia 8 de abril, durante a manhã, com uma organização que simulou um processo eleitoral oficial, incluindo o uso de urna. No período da tarde, ocorreu a apuração dos votos, que definiu como vereadora mirim a aluna Helena, do 9º ano 1. Como suplente, foi eleito o aluno Vitor, do 9º ano 2, segundo mais votado.

As propostas apresentadas pelos estudantes evidenciaram o comprometimento com o bem-estar coletivo. Entre as ideias da vereadora eleita, destacam-se a instalação de caixas de higiene nos banheiros, a aquisição de novos materiais esportivos, a criação de novas modalidades esportivas, campanhas de combate ao bullying e a inclusão de conteúdos sobre educação financeira.

Já o suplente trouxe propostas como a pavimentação da rua de acesso ao Instituto, a implementação do projeto Horta.com, a criação de desafios semanais, o incentivo à participação estudantil e a promoção de práticas esportivas entre os jovens.

O Projeto Vereador Mirim possibilita que estudantes do Ensino Fundamental vivenciem o processo legislativo, desde a eleição até a participação em sessões e elaboração de propostas, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento do senso crítico. No IMA, a iniciativa reforça o compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, formando alunos protagonistas, conscientes e preparados para atuar na sociedade.

