Os treinos, o entusiasmo e a dedicação pelo Futsal começaram na infância e estão rendendo muitos frutos para o nosso aluno Lucas, da 2ª Série 1 do IMA. Em outubro, ele integrou o time da APAIF – Associação de Pais e Amigos Incentivadores do Futebol, de Jaraguá do Sul (SC), que participou da 7ª Edição da Buenos Aires Cup e sagrou-se campeão na categoria Sub-17.

A paixão pela modalidade esportiva começou aos 6 anos de idade. Desde lá, Lucas aprimorou suas habilidades e jogou em vários times. Há alguns anos, ele disputou um torneio por Jaraguá do Sul e o seu desempenho, na época, chamou a atenção do treinador da equipe local. Por isso, no final do ano passado, ele foi convidado a fazer parte do time que participaria da competição em Buenos Aires, na Argentina, em fevereiro de 2022. No entanto, por conta da pandemia da COVID-19, os jogos foram transferidos para outubro.

Durante a competição, ele enfrentou dois times argentinos. Na fase de grupos, perderam para o River Plate e empataram com o Jorge Newbery. Com este resultado, disputaram a semifinal jogando novamente contra o River Plate. “Mudamos a estratégia de jogo, marcamos baixo, jogamos diferente e conseguimos a vitória por um placar apertado de 1X0. Na final, contra o Jorge Newbery, que é um time muito forte, apostamos neste mesmo estilo de jogo e ganhamos por 2X1. Conquistamos a medalha de ouro e o campeonato”, comemora Lucas.

Foi a primeira vez que Lucas saiu do Brasil e a primeira vez que disputou uma competição internacional. O desafio foi ainda maior por ter jogado em um time com atletas que ele nunca tinha convivido. “No começo, fiquei meio tímido, quieto, mas logo essa questão do entrosamento foi superada e era como se a gente se conhecesse há bastante tempo”, comenta o aluno.

A Buenos Aires Cup é uma competição de grande visibilidade no mundo do Futsal. Vários times participam, em várias categorias, o que sempre atrai pessoas interessadas em descobrir talentos no esporte. “Participar de uma competição como essa é muito importante para uma pessoa como eu, que pretendo seguir a carreira. Há grande possibilidade de ser chamado para outras competições de grande porte”, avalia.

O IMA parabeniza nosso aluno pelo excelente desempenho e deseja muito sucesso na sua carreira esportiva!