Juventude é sinônimo de energia. E nada melhor do que canalizar essa energia para fazer o bem ao próximo. Com essa proposta, cerca de 100 adolescentes estiveram reunidos em Rio do Sul (SC), acompanhados pelos salesianos, salesianas e equipe de coordenação, para participar do projeto Animação Missionária Juvenil Salesiana (AMJ) entre os dias 16 e 22 de julho de 2022.

Uma das principais atividades realizadas na Semana Missionária foi a visita às famílias da comunidade. Os jovens seguiram à risca o que diz a canção: “Leva-me aonde os homens necessitem tuas palavras, necessitem de força de viver”. Eles percorreram as ruas da cidade, batendo em várias residências. Ao serem atendidos, faziam a leitura de trechos do Evangelho, oravam e abençoavam as famílias. Um momento de irradiar energias positivas e sentir o poder da fé. Certamente esta é uma das experiências mais marcantes da AMJ, pois permite que os adolescentes enriqueçam sua percepção de mundo ao observar diversas realidades, além de conversar com inúmeras pessoas.

Outro profundo aprendizado proporcionado pela AMJ é o convívio com jovens de outras comunidades salesianas. A partir das atividades realizadas em conjunto, das dinâmicas de integração e das partilhas das vivências, eles constroem um sentimento de pertencimento muito forte, tornando-se uma grande família.

A visão de quem estava lá 

O aluno Lucas, do 2º ano 1 do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), participou da AMJ como missionário pela primeira vez no formato presencial. Para ele, foi a oportunidade de reforçar sua fé e se reconectar com Deus. “Em vários momentos percebi Deus ao meu lado. Me emocionei muito quando eu e meus colegas nos juntamos em coral durante uma adoração para cantar a música ‘Alma Missionária’, uma canção que ouço desde a minha infância e que mexe muito comigo. Vivenciar a AMJ é muito gratificante. Quem nunca participou não experenciou nada parecido.  É uma experiência nova e única na vida. Conversei com muita gente que eu não conhecia, vi realidades muito diferentes da minha e fiz amigos novos que eu nunca imaginei que faria. A AMJ mudou a minha vida completamente”.

Izadora, ex-aluna do IMA, participou da AMJ como coordenadora. “A experiência foi muito significativa, pois mesmo estando ali para orientar, coordenar e ajudar com o que fosse necessário, eu aprendi e me diverti com os jovens, afinal também sou jovem. O projeto faz muito sentido pra mim e ao final da semana me senti feliz e realizada. Todos os momentos foram únicos: as formações sobre temas tão importantes para a juventude, a convivência, e principalmente as visitas às casas, que demonstra o protagonismo dos nossos missionários. Isso tudo enche meu coração, porque também já fui missionária e sei que é um caminho do bem! Como sempre, a AMJ de 2022 foi incrível”.

Jucélia é mãe das missionárias Gabriela e Isabella, que atuaram na AMJ em 2022. Para ela, ter as filhas participando desse projeto é a confirmação de que a educação salesiana é parte da essência das filhas e faz toda a diferença nas atitudes delas. “Fazer parte da equipe de missionários é uma excelente oportunidade de aprofundar o conhecimento do Evangelho e exercitar a prática do bem. O aprendizado concentrado nesta Semana irá se refletir por toda a vida pessoal e profissional”.