A Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team Based Learning) é uma metodologia de ensino-aprendizagem onde a dinâmica da sala de aula é invertida e busca desafiar o aluno no processo de ensino/aprendizagem.

Para a aplicação desta metodologia nas turmas do 4º ano 1 e 2 do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), foram formadas equipes compostas por quatro ou cinco alunos, que trabalham juntos durante o trimestre. Cada equipe escolhe um nome e organiza um cartaz com os nomes dos integrantes.

Alguns dias antes da aplicação da metodologia, é encaminhado para os alunos o conteúdo definido, para que o mesmo possa se preparar para o teste conceitual e para o trabalho em grupo.

No dia da aplicação da metodologia, as carteiras ficam enfileiradas, para facilitar a observação da votação pelo professor na hora da votação individual. A aula inicia com uma breve explicação sobre os encaminhamentos da proposta. Logo após, lança-se uma questão conceitual, de múltipla escolha, chamada de Teste Conceitual para que os alunos pensem a respeito e votem na coluna da pontuação individual, a alternativa que julgam ser a correta, selecionando o cartão resposta com a letra da questão assinalada no Teste Conceitual proposto. Quando solicitado, cada aluno, simultaneamente, ergue o Cartão para que o professor possa observar o percentual de acerto e posteriormente a votação da questão, os alunos se reúnem com sua equipe levando consigo a ficha de resposta e discutem qual questão é a correta.

Após a decisão da equipe por uma resposta, todos fazem o registro na ficha, da questão escolhida pelo grupo na coluna resposta do time e um integrante de cada equipe vai à frente com o cartão que contém a letra que indica a questão escolhida e novamente simultaneamente mostram a resposta para a classe. Após a votação da equipe e explanação da professora, se for o caso, todos retornam para suas carteiras para dar continuidade à aplicação das próximas questões conceituais.

Pode-se afirmar que neste processo os alunos demonstram muito envolvimento, facilitando assim o processo de ensino/aprendizagem e o tempo de aula em sala que antes era usado para a explicação do conteúdo, nesta metodologia é usado para aplicação de atividades conceituais que envolvam a resolução de problemas.

Após a votação da equipe e explanação do professor, se for o caso, todos retornam para suas carteiras para dar continuidade à aplicação das próximas questões conceituais. Ao final da aplicação é importante que todas as fichas sejam recolhidas para a correção.

 

Por: Leonir Serafim