A Coleção Girolhar da Educação Infantil vem com uma proposta didática diferenciada. É importante dizer que a grande diferença está na postura do professor, em como ele acredita na sua criança e possibilita experiências significativas. No professor que se lança junto no processo de descobertas, fazendo do processo de ensinar um aprender. Nessa perspectiva Girolhar é mais que uma Coleção, é o compromisso de descortinar um jeito diferente e “desacostumado” de pensar e enxergar a educação.

No intuito de dar visibilidade ao protagonismo das crianças dentro da concepção de que elas são produtoras de conhecimento, as educadoras do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), possibilitam espaços para que as crianças deixem suas marcas, para construírem e partilharem seus saberes.

Todo o acervo que compõe o material foi concebido pensando numa criança cidadã, uma criança ativa, protagonista, que interage, que é fruto e ao mesmo tempo produtora de cultura, que já traz consigo muitos conhecimentos e experiências e que se expressa de muitas maneiras.

As crianças têm uma maneira peculiar de pensar, tem ritmos de aprendizagem e de desenvolvimento singulares e devem ser respeitadas como seres únicos e ao mesmo tempo diversos.

A Coleção Girolhar convida ao movimento, ao respeito às cem linguagens, defendida pelo educador Loris Malaguzzi, idealizador e inspirador da abordagem Reggio Emilia, cuja abordagem educativa respeita as infâncias, respeita o desenvolvimento integral da criança.

Nessa perpectiva, convidamos as crianças a criarem estratégias, a pensar, a imaginar, a interagir, a descobrir, a movimentar o corpo, enfim, a estarem totalmente envolvidas no seu processo de aprendizagem. Tendo em vista que a apropriação de conhecimentos significativos pelas crianças se dá por meio de suas experiências e que essas experiências relacionam-se diretamente com as interações.

Para assegurar que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças se efetivem, é preciso intencionalidade, planejamento e organização. Sempre com vistas a proporcionar experiências que promovam espaços para crianças Pesquisadoras, Potentes, Autônomas, tornando-se Protagonistas no seu processo de desenvolvimento.

Por: Angela Fronza

Fonte: Editora Edebê