No dia 29 de outubro aconteceu no Instituto Maria Auxiliadora (IMA), o Concurso Interno de Oratória 2019. O projeto visa oportunizar o aprofundamento de questões de interesse comum, aproveitando para tal, das palestras da Semana da Cidadania que neste ano teve como tema central “Políticas Públicas”. O projeto busca viabilizar a prática da produção escrita a fim de que os estudantes do Ensino Médio possam expressar suas ideias e argumentos de forma coerente e concisa, bem como criar condições para que os alunos construam seu discurso próprio, mostrem seu estilo e expressem-se oralmente com objetividade, fluência e clareza.

Esta atividade envolveu os estudantes do Ensino Médio nas seguintes etapas:

  • Orientações quanto as características de produção de um texto dissertativo-argumentativo;
  • Participação nas palestras e oficinas promovidas na Semana da Cidadania que neste ano abordou as diversas formas de violência;
  • Produção de texto dissertativo, a partir de um dos temas discutidos no evento citado;
  • Reescrita do texto dissertativo-argumentativo após terem recebido a avaliação do mesmo;
  • Orientações sobre oratória;
  • Apresentação da oratória na turma, com a seleção dos representantes da turma para a final;
  • Fase final, onde os alunos disputaram 1º, 2º e 3º lugares gerais. Tendo como ganhadores os alunos: Eduarda Ferreira Merigo (1º lugar), Alanis A. Unfried Moraes (2º lugar) e Antonio P. Sasse Kestering (3º lugar).

A fase final foi avaliada pela professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio e uma das idealizadoras do projeto, Juliana Fronza, professor de Sociologia e Filosofia das turmas do Ensino Médio e Língua Espanhola do Ensino Fundamental 2, Daniel Henrique Wessler e coordenador da Pastoral Escolar e também um dos organizadores da Semana da Cidadania, Robson dos Santos da Silva.