“Mulheres instruídas, conscientes e seguras de si, tem o poder de mudar o seu mundo”. Esse é o tema que o Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul escolheu para trabalhar a conscientização dos alunos no Dia Internacional da Mulher em 2021. Um outdoor instalado na entrada da escola está destacando a proposta para alunos e familiares que circulam diariamente por aqui.

Mais do que comemorar a data, o papel da escola é colaborar para a formação de uma geração de meninos e meninas mais esclarecidos e fraternos. Pensando nisso, o IMA promoveu a palestra “Violência contra a mulher: o que homens e mulheres precisam saber para a prevenção”, destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 1 e do Ensino Médio.

A palestra ocorreu de maneira on-line para as turmas, exceto para o Terceirão, que teve a oportunidade de acompanhar presencialmente. O tema foi abordado de maneira específica e diferenciada: a Delegada de Polícia Elisabete da Cruz Pardo Figueiredo conversou com as meninas; e o advogado Eduardo Cruz Figueiredo falou com os meninos.

Entre os temas apresentados aos alunos estavam a Lei Maria da Penha, as estatísticas da região sobre violência contra a mulher, o ciclo da violência doméstica, o feminicídio, medidas protetivas, as penas previstas em lei, a diferença entre crime e ato infracional, como fazer denúncias, entre outros. A intenção foi trazer profissionais que convivem diariamente com essa triste realidade para estimular nos alunos reflexões sobre o quanto situações impulsivas e impensadas podem destruir planos futuros. E claro, fazer com que eles estejam atentos a esses casos e suas implicações.

No final da palestra, os alunos do Terceirão que estavam na escola fizeram a distribuição de uma rosa de chocolate para as colegas de turma. Foi um momento doce e descontraído para celebrar a data. Todas as colaboradoras da escola também receberam esse carinho de presente pelo seu dia.