Conforme a proposta da Educação Infantil do Instituto Maria Auxiliadora (IMA), baseada nos princípios pedagógicos de Reggio Emília, a diretora Angelita Maria Gambeta Stuepp, participou de formação com pedagogas de Reggio Emília. O encontro aconteceu entre os dias 16 a 27 de julho em São Paulo, com as professoras italianas Marina Castagnete e Paola Strozzi.

A Formação direto com as profissionais têm aproximado a direção e a proposta da escola dos princípios e valores organizadores do projeto educativo dessa experiência inovadora de educação para a primeira infância. Atualmente o IMA vem desenvolvendo estudos com a equipe de professores sobre os elementos fundamentais dessa abordagem educativa.

“Os valores de Reggio Emília e a história de respeito e de valorização do pensamento infantil nos mostra a capacidade intelectual e a potência das crianças para aprender e construir conhecimento na coletividade”, afirma a diretora da escola.

Vale ressaltar, que o primeiro projeto da escola estruturado nessa abordagem, se deu em 2017 através da inauguração do Berçário Sentidos da Vida. Os espaços do prédio são compostos por sala cognitiva, sala interativa com diferentes recursos de luzes, sala sensorial com brinquedos funcionais, espaço de trocas com banheira de hidromassagem, jardim externo sensorial, dormitório com sala de amamentação para as mães e refeitório.

Além disso, a estrutura conta também com tecnologia inovadora para o conforto térmico dos ambientes utilizados pelos pequenos, com a instalação de um sistema de calefação de aquecimento de piso. Outro aspecto do Berçário Sentidos da Vida, é o atendimento por meio de uma equipe multiprofissional, com os conhecimentos de pedagogos, terapeuta ocupacional, assistente social, professores especialistas, técnica de enfermagem e educadores de apoio.

Outro investimento na área, se deu através da reinauguração das demais turmas da Educação Infantil, realizada em fevereiro de 2018. O espaço contou com a revitalização de todas as salas de aula e corredor, do refeitório e da cozinha, da sala de coordenação e implantação de uma sala funcional e multissensorial, a construção de banheiros e espaço lúdico e sensorial para as turmas do Infantil 3 e 1º anos do Ensino Fundamental 1.

A organização do espaço traduz os princípios pedagógicos da escola pensados para a primeira infância. Com a revitalização do espaço para a Educação Infantil, o IMA segue as trilhas de uma educação inovadora que prevê o desenvolvimento do protagonismo infantil. Os espaços de áreas internas e externas foram integrados, permitindo as múltiplas interações por meio de espaços e recursos multissensoriais.

Confira a estrutura dos espaços da Educação Infantil: goo.gl/fronzi