Receba uma proposta de matrícula do(a) Educação Infantil

Proposta pedagógica

Assim como no Berçário, na Educação Infantil nossas propostas também são inspiradas na abordagem italiana de Reggio Emília, metodologia inovadora a qual orienta, guia e cultiva o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças.

Diferenciais Pedagógicos

  • Excelência na proposta pedagógica pastoral, por meio de experiências significativas em que a criança é protagonista de seu aprendizado.
  • Equipe em constante formação para olhar e escutar de maneira sensível e acolhedora as necessidades de cada criança.
  • Metodologia pedagógica inspirada na abordagem educativa de Reggio Emília, articulada com o material didático.
  • Formação integral com fortes fundamentos em cidadania, solidariedade, identidade, cooperação e justiça.
  • Momentos de acolhida promovidos pelas educadoras e equipe de Pastoral Escolar com foco na formação humana e cristã.
  • Ambientes projetados com espaços interligados (internos e externos) para o desenvolvimento da autonomia infantil.
  • Contextos que estimulam a interação e a aprendizagem relacional, para o desenvolvimento das potencialidades e do pensamento reflexivo.
  • Projeto de pesquisa científica, com foco na curiosidade e descoberta das crianças.
  • Desenvolvimento das múltiplas linguagens e da expressão do pensamento infantil, por meio de um universo variado de comunicação: oral, escrita, corporal, lúdica, plástica, visual, musical, matemática e social.
  • Estimulação criativa e problematizadora através de diferentes recursos tecnológicos e projetação de luzes.
  • Desenvolvimento do pensamento computacional e da lógica de programação com a utilização do robô Cubetto inserido nos projetos didáticos [a partir do Infantil 1].
  • Língua Inglesa a partir do Infantil 1 [a partir dos 3 anos].
  • Aulas de musicalização para o desenvolvimento da escuta atenta e sensível consigo e com o outro.
  • Plataforma digital de matemática como recurso para o desenvolvimento e ampliação do raciocínio lógico matemático.

Material Didático

Coleção Girolhar para as turmas do Infantil 2 e 3.

Coleção didática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para a organização curricular da Coleção Girolhar, foram contemplados os eixos norteadores do currículo que são as interações e as brincadeiras, que asseguram experiências que promovem o autodescobrimento, experiências pessoais e sociais significativas, situações de aprendizagem mediadas para o desenvolvimento da autonomia e vivências éticas e estéticas.

Projeto Contraturno

  • Excelência na proposta pedagógica pastoral,  por meio de projetos de pesquisa por centro de interesse e com impacto social, em diversas áreas do conhecimento: educação ambiental e financeira, projetos literários, introdução ao pensamento científico, onde a criança é protagonista de seu aprendizado.
  • Equipe pedagógica e de professores qualificada, com formação continuada.
  • Acompanhamento e orientação pedagógica em trabalhos e tarefas escolares, objetivando a excelência no desempenho acadêmico.
  • Orientação pedagógica específica para o segmento, proporcionando atendimento próximo às crianças e famílias.
  • Ações pedagógicas para o desenvolvimento da dimensão do cuidado e da solidariedade,
  • Espaço projetado e organizado para o atendimento qualificado e humanizado, com ambientes acolhedores e que proporcionam momentos de aprendizagem, lazer e descanso com qualidade.
  • Estimulação na área da linguagem e matemática, através de projetos pedagógicos que proporcionam de maneira lúdica e atraente a participação ativa das crianças.
  • Aulas de Língua Inglesa (The Kids Club) articuladas com os conteúdos dos demais projetos pedagógicos.
  • Desenvolvimento da autonomia nas rotinas diárias de alimentação e higiene.
  • Alimentação adequada e de qualidade, com produção exclusiva na escola, com cardápio elaborado por nutricionista e seguindo as preferências saudáveis das crianças (oferecemos duas refeições: almoço e lanche).
  • Momento de recreação, esporte, lazer e integração.
  • Flexibilidade no atendimento, onde a família tem a possibilidade de optar por dias específicos e também por horários de entrada e saída diferenciados.
  • Divisão de turmas por faixa etária, qualificando o desenvolvimento dos projetos pedagógicos e o acompanhamento das tarefas e rotinas de estudo.

Projeto de Pesquisa

Estimulada a pesquisa científica e o desenvolvimento do trabalho em grupo, gerando novas experiências de aprendizagem e fortalecendo a identidade da criança e do grupo.

Funcionamento: São organizadas etapas de trabalho num processo de pesquisa, todas em contexto infantil. São sequências baseadas em:

  • Registros orais, escritos com o complemento de desenhos e figuras;
  • Músicas;
  • Parlendas e poesias;
  • Jogos para o desenvolvimento da alfabetização e do pensamento lógico matemático;
  • Viagens de estudo;
  • Pesquisa em livros, internet e in loco;
  • Literatura infantil.

Pastoral

O objetivo é animar e dinamizar a Comunidade Educativa visando à formação integral e a vivência dos valores humanos e cristãos desde a mais tenra idade.

Na Educação Infantil, a pastoral realiza encontros mensais e celebrativos que desenvolvem valores necessários para a construção da formação integral. Além dos encontros mensais, os valores são trabalhados diariamente por meio da proposta pedagógica, que objetiva a construção do senso de respeito e de cuidado com o meio ambiente, consigo e com o outro.

Links relacionados

Aluna do IMA estabelece novo recorde estadual no salto em distância

Um dia de muitas comemorações na Comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora do Instituto Maria Auxiliadora

Retiro Bíblico do IMA promove vivências significativas para jovens de Rio do Sul e Campos Novos