Com a finalidade de refletir sobre a real importância das necessidades emocionais dos estudantes, o Instituto Maria Auxiliadora (IMA), está realizando o projeto de Orientação e desenvolvimento Emocional (PODE).
O projeto pedagógico-pastoral visa realizar de forma individualizada, o acompanhamento aos alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Levando os estudantes a refletirem sobre o que estão fazendo (realidade), o que querem no futuro (metas) e como pretendem transformar esse futuro em realidade (atividades).
As primeiras turmas que participaram do projeto foram os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental 2, no início do ano letivo e, recentemente, de forma on-line, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
A metodologia utilizada com a turma do 3º ano do Ensino Médio, se deu por meio de uma conversa individualizada com cada estudante, através do Google Hangouts Meet, realizado pelo Coordenador de Pastoral, Robson dos Santos da Silva e pela Orientadora Educacional, Ana Paula Motta. Durante a conversa, foi ressaltado o objetivo da entrevista e realizado algumas perguntas, tais como:
- Quais são suas melhores lembranças da escola (gratidão)?
- Quais suas maiores qualidades?
- O que você mais gosta de fazer?
- O que está pensando para o próximo ano?
- Qual o seu comprometimento até o fim do ano?
Para finalizar, foi firmar um compromisso de desenvolvimento até o próximo encontro.
Percebemos uma grande inversão de valores e problemas emocionais em nossos alunos. Com este projeto pretendemos ajudá-los no autoconhecimento, entender por que de seus sentimentos e atitudes. E propor um desenvolvimento de suas qualidades e atitudes para realizar boas escolhas.
Segundo as Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas (DIRPE) p. 53 a 54, o nosso trabalho é desenvolver competências e habilidades que torne os alunos capazes de: encontrar o sentido de sua vida; saber agir com alegria e entusiasmo diante da vida; construir sua identidade com liberdade, responsabilidade e fraternidade; comprometer-se consigo e com o outro; ter liderança para ser protagonista na sociedade; buscar a felicidade mediante o desenvolvimento de suas capacidades, da convivência e interação solidária; construir uma síntese entre vida, cultura, ciência e fé e por fim, criar e inovar com responsabilidade eco planetária.