O Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul marcou presença no Encontro Festivo da AJS – FEST 2022, realizado no dia 8 de outubro, no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo. Representaram nossa escola no evento o coordenador da Pastoral Escolar, Robson, o Conselheiro Inspetorial da AJS, Antonio, e as alunas Articuladoras da AJS, Lívia e Bianca.

Na edição deste ano, cerca de 3 mil jovens de grupos pertencentes à Pastoral Juvenil Salesiana e Articulação da Juventude Salesiana das Inspetorias Nossa Senhora Aparecida (Salesianas BAP) e de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos BSP) se reuniram para uma grande confraternização com o tema “E a força da paz junta todos outra vez” e o lema “venha, já é hora de acender a chama da vida”, extraídos da canção do Roupa Nova.

A programação foi dedicada ao fortalecimento da espiritualidade salesiana, com missas e momentos de oração com a presença da Madre Geral Emérita Yvonne Reungoat. Os jovens também puderam se envolver em várias apresentações artísticas de bandas, dança, teatro e jogos de várias modalidades esportivas.

A equipe do IMA permaneceu em São Paulo por mais alguns dias para aproveitar a oportunidade de conhecer a nova Sede Inspetorial, que mudou de Porto Alegre para São Paulo devido à nova configuração das Inspetorias no Brasil. Na visita foi possível conhecer as Irmãs, a estrutura do local e participar de atividades recreativas. Como dizia Dom Bosco, as vivências nos pátios são essenciais para que todos se encontrem como amigos.

“Esses dias festivos despertaram sentimentos de extrema alegria em ver a quantidade de jovens que vivenciam o mesmo carisma, que estão engajados pelo mesmo objetivo, por um lema e um tema tão lindo. Neste ano em especial, precisamos prezar tanto pela paz no mundo quanto pela nossa paz interior, pelo equilíbrio das pessoas e do nosso ecossistema, como nos orienta o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si. Participar do FEST é refletir sobre tudo isso e renovar as energias para continuar trabalhando pela missão de educar e evangelizar os jovens das nossas comunidades salesianas”, avalia Antonio.