No dia 18 de novembro de 2020, a diretora Angelita M. Gambeta Stuepp, juntamente com a mãe, Fernanda Losi Tambosi, representando o Instituto Maria Auxiliadora, participou de uma audiência com o procurador jurídico, Jairo Wehmuth Junior, que assumiu o cargo de prefeito em exercício de Rio do Sul. Na ocasião, estiveram presentes os gestores do Núcleo de Instituições de Ensino da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), com a finalidade de buscar o apoio da prefeitura em prol do Manifesto para Reabertura das Escolas Particulares da cidade de Rio do Sul (acesse através do link: https://mla.bs/bbfecd49.

Durante a audiência, o Núcleo de Instituições de Ensino da ACIRS, entregou o documento com o conteúdo do manifesto, informando que o mesmo se configura como um movimento iniciado, na última segunda-feira, dia 16 de novembro de 2020,  por grupos de  pais e responsáveis pelos alunos que estudam nas escolas privadas do município de Rio do Sul. Na ocasião, entregou também, a listagem com aproximadamente 1.000 assinaturas que concordam e apoiam a retomada gradual, híbrida e segura das instituições de ensino. Diante dos argumentos de todos os gestores e representantes de pais, o prefeito Jairo Wehmuth Junior, mostrou-se sensibilizado com a causa, manifestando o seu apoio.

Para o fortalecimento deste movimento, os nucleados das Instituições de Ensino do Município de Rio do Sul, que acolheram as manifestações dos pais, tiveram o apoio da  diretoria da ACIRS e do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Sérgio Rodrigues Alves.

A iniciativa do Manifesto para reabertura das escolas Particulares da cidade de Rio do Sul, se deu após a divulgação da PORTARIA SES nº 875 de 13/11/2020 revogando as Portarias nº 853 e nº 854 que respaldavam e autorizavam o retorno às aulas presenciais para as regiões que se encontravam na classificação de nível grave (cor laranja) publicadas no dia 06 de novembro de 2020. Com a revogação dessas Portarias, as aulas presenciais estão autorizadas somente para as regiões que estão classificadas no nível de risco alto (cor amarela) e no nível de risco moderado (cor azul), seguindo as determinações da Portaria nº 778 de 06 de outubro de 2020.

A partir do manifesto temos como objetivo construir uma rede de apoio para a continuidade do atendimento presencial nas escolas particulares, seguindo todos os protocolos necessários para a segurança de nossos educandos e educadores. Contamos com a compreensão e a parceria de todos. Vivemos tempos difíceis, mas temos certeza de que, juntos, sairemos mais fortalecidos.