O Festival de Talentos é um projeto que visa descobrir novos talentos no Instituto Maria Auxiliadora (IMA), abrir espaço para nossos valores musicais, divulgar nossa arte e levar música, entretenimento e cultura a uma população carente deste tipo de evento. O projeto é desenvolvido com todos os alunos interessados em mostrar seu talento, do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio, abrindo espaço para todas as manifestações artísticas e culturais da comunidade escolar.
Justificativas
Tem se percebido no decorrer dos anos que muitos de nossos alunos possuem dons artísticos, ficando limitados a apresentarem-se em pequenos grupos, surgindo a ideia de viabilizarmos um dia para que esses dons fossem apresentados no palco, estimulando cada vez mais o nosso aluno e oferecendo uma oportunidade de se valorizar o dom artístico que cada um possui.
O presente projeto representa um esforço no sentido de:
- Valorizar os talentos da comunidade escolar;
- Proporcionar uma integração entre o Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio, através de atividades artísticas e culturais;
- Incentivar os jovens através de uma competição saudável, estimulando-os ao desenvolvimento de suas aptidões artísticas;
- Dar aos artistas da comunidade escolar a oportunidade para o desenvolvimento do seu talento nato;
- Utilizar a música e a arte como instrumentos de promoção social;
- Despertar na população o sentimento de valorização dos valores culturais da comunidade escolar, como também o respeito pelo cidadão que, possuidor de dotes artísticos, não dispõe de mecanismos para mostrar sua arte, muito menos de usá-la como meio de sobrevivência;
- Criar um cadastro de novos talentos com o objetivo de mapear o potencial artístico e cultural da escola;
- Despertar a atenção do público em geral através de um trabalho de divulgação durante os shows, para a importância de valorizar os talentos apresentados, como forma de incentivá-los no desenvolvimento artístico-cultural.
Objetivo
Incentivar a comunidade escolar a participar de atividades de palco onde possa apresentar ao público o seu talento nato ou adquirido nas diversas aptidões e habilidades como: música, dança, dublagem, humor entre outras.
Regulamento
I – Quanto à participação:
- A participação é somente aberta para alunos da escola IMA que pode ou não optar por se apresentar junto a um familiar.
- A participação pode ser individual ou em grupo;
- Todas as apresentações devem estar de acordo com as normas e costumes dos padrões da escola;
- Para participar o candidato deve ler atentamente o regulamento dando importância aos prazos e as regras estipuladas.
II – Quanto às inscrições:
- Não haverá taxa;
- Cada candidato poderá se apresentar uma única vez;
- Serão abertas as inscrições a partir da pré-seleção;
- Deve-se preencher a ficha de inscrição corretamente com seus dados pessoais e estando de acordo com o regulamento.
III – Quanto à apresentação:
- O Festival de Talentos ocorrerá na escola, os candidatos poderão e deverão convidar seus colegas, amigos e familiares, (máximo de 10 pessoas por candidato) a estarem presentes e prestigiando as apresentações;
- A apresentação terá um tempo de no máximo 05 minutos e toda e qualquer produção para viabilizar a apresentação artística é de total responsabilidade do candidato;
IV – Quanto à classificação:
- Haverá duas etapas consecutivas de classificação diferentes:
- a) Para EF2 e EM, a classificação se dará nos recreios amigos, durante os recreios planejados durante o ano, que terão três jurados para avaliarem conteúdo, performance e valor artístico das apresentações;
- b) Para EF1 será realizado um evento artístico no dia 01.09 às 10h e às 13h30min para selecionar os 3 melhores de cada categoria (canto, instrumento, dança, humor e desenho) para a final do Festival de Talentos no dia 27.10.
V – Quanto à desclassificação:
- Será eliminado o candidato que praticar atos que importem em desrespeito ao público e aos participantes do evento, como também envolvimento com brigas, conflitos, agressões físicas ou verbais;
- O candidato que atrasar na hora da chamada por um tempo maior que 1 minuto será punido com perda de pontos.
VI – Quanto ao critério de avaliação dos jurados: pontuação de 1 – 4 em cada critério:
Categorias:
- Humor/piadas
- Canto
- Dança
- Desenho
- Instrumento
Critérios Gerais de Avaliação
- Resposta do público (capacidade de atrair o público, chamar atenção);
- Presença de palco (elegância, figurino, confiança, desenvoltura);
- Originalidade (criatividade, engenhosidade, diferente das demais);
- Técnica (nível de dificuldade);
- Conteúdo (traz mensagens positivas);
- Pontualidade (desconto de pontos caso atrase).
VII – Quanto á premiação:
- O resultado dos vencedores acontecerá no dia 27/10. Os talentos que se apresentarem serão avaliados por uma comissão julgadora que premiará 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e segmento. Ou seja, todos que foram classificados para o Festival de Talentos já tem a premiação garantida, pois já passaram pela pré-seleção.
VIII-Quanto às considerações finais:
- O evento será aberto apenas para os convidados dos classificados (amigos, familiares) e colaboradores, no evento os convidados poderão ajudar os alunos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), arrecadar dinheiro para a Jornada Mundial da Juventude, na compra de pipoca, brigadeiros e refrigerante.
Observação:
O evento será aberto apenas para os convidados dos classificados (amigos, familiares) e colaboradores. No festival os convidados poderão ajudar os alunos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), arrecadar dinheiro para a Jornada Mundial da Juventude, na compra de pipoca, brigadeiros e refrigerante. Os candidatos que não estiverem de acordo com algum tópico deste regulamento deverão procurar a Comissão Organizadora de Atividades para esclarecimentos do porquê da regra.
Bibliografia: http://www.amiltonramos.com.br/2012/07/regulamento-do-show-de-talentos-2012; Em 14.07 de 2015.