Confira as Propostas Pedagógicas desenvolvidas no Berçário Sentidos da Vida, durante o mês de março.
Brincando com espuma coloridas e pinturas com flores
As cores são importantes para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas. Dessa forma, a professora Janaína Merini, desenvolveu com as crianças do Berçário, experimentos com espuma colorida e pinturas com flores, usando guache colorido. Com isso, a educadora propiciou a visualização, exploração, transformações e as formas. Ressaltamos que cada cor tem um significado e desperta um tipo de desejo e emoção.
Confira também a publicação no Facebook: goo.gl/jx9Hsu
Pescaria com Bolinhas
Por meio da proposta Pescaria com Bolinhas, as crianças do Berçário aperfeiçoaram sua coordenação motora através da repetição de uma mesma série de movimentos, tais como: mergulhar a peneira, pescar, erguer, carregar e despejar. Além disso, a educadora Sônia Aparecida Corrêa Ferrari, trabalhou as cores, as noções na área da matemáticas e promoveu o contato direto com a água colorida e com conchas, colheres, peneiras ou mesmo coadores de cozinha. Tudo isso, priorizando a experiência, compreensão do abstrato através do palpável, percebendo a causa e efeito da água e a repetição como forma de absorver o aprendizado.
Confira também a publicação no Facebook: goo.gl/hxbh99
Fazendo Arte
A professora Lucineide Soethe ofereceu materiais aos bebês, uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo, estimulando a coordenação motora para que as crianças consigam sentir e visualizar o que eles mesmos conseguem criar.
Através do contato com as mãos e os pés, os bebês exploraram e manipularam materiais e marcaram sobre papéis de diferentes texturas (ondulado, liso, áspero e fofo) com variadas cores de tinta e materiais riscantes. Explorando e reconhecendo diferentes movimentos gestuais desenvolvendo os segmentos de coordenação.
Confira também a publicação no Facebook: goo.gl/myDnCU
Territórios Organizados
O espaço é muito importante para as relações, comunicações e encontros. Dessa forma, as educadoras do Berçário Sentidos da Vida, como mediadoras, criaram contextos educativos propiciando aos bebês um ambiente experimental e de exploração. Na ocasião, foram provocados com vários materiais de sucata, filtro dos sonhos e outros objetos. Assim que proposto, ficaram livres para poder explorar, vivenciar, interagir e criar, possibilitando os movimentos corporais e o desenvolvimento em todas as suas linguagens: expressivas, comunicativas, cognitivas, éticas, lógicas, imaginativas e racionais.
Confira também a publicação no Facebook: goo.gl/pGj4fa