Confira as Propostas Pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, durante o mês de outubro de 2019.

Maternal A – Plantando semente de tomate

O contato com a natureza é fundamental para as crianças, pensando nisso o Instituto Maria Auxiliadora possui um projeto de horta de âmbito escolar. A partir desse projeto, a turma do Maternal A, escolheu por meio de votação, plantar e cuidar de seu canteiro plantando tomates. Os benefícios de ter um espaço assim para trabalhar com as crianças é também desenvolver a consciência e cuidado em relação ao meio no qual estão inseridas, desfrutando o contato com terra, água, vegetais, minhocas e sementes. Ajudar a plantar ou a regar as plantas na horta, são atividades físicas que ajudam no desenvolvimento motor infantil, de maneira a otimizar a movimentação e o equilíbrio e deixando as suas ações mais precisas, contribuindo com o melhoramento do desenvolvimento cognitivo e sensório-olfativo, uma vez que as crianças recebem novos conhecimentos sobre a natureza, tocando, visualizando e comendo aquilo que plantam.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/62b11058

Materna B – Plantio de flores

Através da sequência didática sobre sementes, a turma do Maternal B, realizou o plantio de mudas de flores em vasos construídos com a ajuda de cada família. Ao decorrer das explorações, a turma pôde conhecer diferentes tipos de sementes de algumas frutas preferidas e acompanhar a germinação e crescimento da semente de girassol. Com o plantio das flores, possibilitamos o contato com a terra, água e a natureza.

Além da descoberta, a proposta teve como finalidade despertar o sentimento de cuidado, afeto e de alegria em estar em contato com a natureza, percebendo que o cuidado com o ambiente é importante e está presente em pequenas ações, como por exemplo, no plantar e cultivar aquilo que desejamos.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/50920350

 Infantil 1 – Transformando o nosso canteiro!

Para a criança, ter a rotina de observar o verde é quase uma aula de Biologia. Elas ficam encantadas quando nasce um broto, sai uma folhinha ou cresce uma flor. Por isso, a “Turma da Borboleta”, Infantil 1, aproveitou o dia de sol para transformar o canteiro da sala e ter uma bela experiência.

É muito importante incentivar as crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso ambiente, experimentando e conhecendo a função da terra e da água na vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, e assim, contribuir na formação de preservação do mesmo.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/273a49dd

Infantil 1 – Materiais não estruturados e potentes!

Brinquedos não estruturados são materiais simples que permitem as crianças transformar objetos, oportunizando uma experiência nova e enriquecedora da brincadeira. Por não serem confeccionados com o intuito de serem brinquedos, os não estruturados são recursos flexíveis possíveis de serem encontrados no ambiente, e não possuem faixa etária específica ou prazo de validade. Brincar com materiais não estruturados, possibilita o desenvolvimento da inteligência, dando a criança a oportunidade de utilizar a sua criatividade utilizando as aprendizagens já consolidadas. Dessa forma, a educadora Cátia da Silva, oportunizou essa experiência com turma do Infantil 1 no dia 25 de outubro, um momento em que os alunos descobriram novas habilidades e as usaram em suas criações e também na interação com outros amigos.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/227564c7

Infantil 2 – Barco de papel e as formas geométricas!

Através da exploração do poema Barco de Papel, de Carlos Urbim, a turma do Infantil 2, acompanhou passo a passo as dobras e as transformações das formas do papel, relacionando-as com as formas geométricas. Foram desafiados a movimentar os barquinhos sem encostar com as mãos e como podemos fazer para que se movimentem?  Foi proposto então uma corrida de barquinhos, através do sopro. Após essas experimentações, instigamos as crianças a colocarem elementos dentro dos barquinhos, como folhas, pedrinhas até o barquinho começar a afundar. Aprender brincando é muito mais divertido!

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/0f28469d