Confira as propostas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Fundamental 1, durante o mês de Novembro.

Entrega de Medalhas

Para encerrar o último trimestre com as turmas de 1º ao 5º ano, no dia 29 de novembro, aconteceu no auditório a entrega de medalhas dos projetos “Taboteca”, Concurso de Leitura e de Produção Textual e entrega do certificado para os três alunos de cada turma, que leram mais livros da plataforma Elefante Letrado durante o ano letivo. Parabéns!

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/fRw2jA

 2º ano 1 e 2

Com a finalidade de praticar e aprimorar a leitura e a escrita, as turmas do 2º ano 1 e 2 vem realizando diversas dinâmicas e atividades. Para a leitura, as turmas vêm utilizando a sala de aula e espaços diferentes como biblioteca, pátio, e também fazendo uso da plataforma digital Elefante Letrado. Já para as propostas de escrita, os alunos realizam atividades com todos os tipos de letra, principalmente a letra cursiva, com objetivo de qualificar o traçado tornando a escrita mais elaborada, rápida e eficaz.

A leitura além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita e favorece a fluência e a compreensão de texto. A escrita é a forma de registrar o pensamento e ações do dia a dia e tem uma função social além de desenvolver o raciocínio rápido e o poder argumentativo, também contribui para a organização do pensamento, tornando os alunos mais críticos e coerentes.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/jCJcpK

3º ano 1 e 2

Com o objetivo de desenvolver o cálculo mental e adquirir consciência financeira, as turmas do 3º ano 1 e 2 realizaram a atividade “Mercadinho do Seu Zé”. Para desenvolver a proposta, os alunos trouxeram embalagens vazias e com auxílio de panfletos de supermercados realizaram a pesquisa de preços para colocar nos produtos. Durante as atividades, alguns educandos foram clientes, que podiam gastar apenas um valor determinado em dinheiro e outros o caixa do mercadinho fazendo o cálculo para dar o troco corretamente. Dessa forma, os alunos conseguiram contextualizar as situações cotidianas ao conteúdo escolar de forma dinâmica.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/cQvZXg

4º ano 1

Com o objetivo de retomar os conteúdos da disciplina de Ensino Religioso, o 4º ano 1 foi desafiado a participar de uma dinâmica conhecida como “Batata Quente”. Dentro de uma caixinha, foi colocado diversas perguntas sobre os assuntos estudados durante o ano, quando a música tocava, a caixinha começava a passar de mão em mão, ao parar a música, quem estava com a caixinha abria a mesma, pegava uma pergunta e respondia o que lembrava sobre aquele tema, podendo pedir ajuda aos amigos para completar sua resposta. Após cada pergunta ter sido respondida, a caixinha voltava a ser repassada e assim sucessivamente até que todas as perguntas que foram colocadas na caixinha fossem respondidas.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/D4KqFb

4º ano 2

Nas aulas de Artes, a turma do 4º ano 2, desenvolveu um trabalho relacionado as questões ambientais, nas quais vivemos hoje. Este tema repercutiu após a leitura do livro “O MISTÉRIO EM PEDRALITE”, livro este que conta a história de pessoas que se preocupavam e lutavam para preservar o meio ambiente que tanto sofre com todo tipo de poluição. Após a leitura do livro, a turma desenvolveu em sala, cartazes nos quais apresentam a situação do nosso meio ambiente nos dias de hoje e usando a imaginação apresentaram como gostariam de viver em um ambiente mais prazeroso, com menos poluição e menos desmatamento.

O tema também apresentou-se na disciplina de Ciências Humanas e da Natureza, que trouxe temas relacionados as consequências do aquecimento global, a produção excessiva de lixo causando o desequilíbrio ecológico, gerando uma sucessão de mudanças no planeta.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/yNSXxJ

5º ano 1

Com o objetivo de entender o conceito de cores frias e quentes e perceber as sensações que as cores podem suscitar, os alunos do 5 ano 1 reproduziram obras de arte do livro “Léo em uma viagem surreal”, identificando e utilizando as cores quentes e cores frias. Para realizar a atividade os alunos usaram a técnica do cotonete, inspirada no pontilhismo, é uma das inúmeras formas de pintar sem usar pincel.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/Wh1UD9

5º ano 3

Com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobre os elementos de um círculo, os alunos do 5º ano 3 construíram na quadra de esportes círculos perfeitos com diferentes medidas, explorando os conceitos de raio, diâmetro e circunferência. Para realizar este trabalho, foram utilizados diversos materiais, entre eles barbante, giz, lápis e fita métrica.

Em seguida, os alunos preencheram uma tabela com as diferentes medidas encontradas nos círculos e fizeram uma comparação das mesmas para finalmente perceber as diferenças existentes entre os elementos do círculo.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/a8KPt2