Confira as propostas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Fundamental 1, durante o mês de Outubro.

Entrega de Medalhas no Ensino Fundamental 1

Através do projeto “Taboteca” e “Concurso de leitura e de Produção Textual”, no dia 05 de outubro, foi dia de premiar os alunos de 2º ao 5º ano, que obtiveram nota 10 no ditado de multiplicação e que se destacaram na leitura e produção textual. Parabenizamos todos que se prepararam para este momento tão importante de formação e aprendizagem.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/kFyyPo

1º ano 1 e 2

A partir do livro paradidático de Artes “ De ponto em ponto, um desenho eu monto”, as turmas do 1º ano 1 e 2 tiveram contato com obras de renomados pintores como Jackson Pollock, Beatriz Milhazes e Piet Mondrian. Durante a proposta conheceram diferentes técnicas e realizaram obras em suas mais variadas formas e texturas. A finalização do projeto trimestral se deu através da realização de uma pintura sobre a tela, utilizando massa acrítica, tinta e muita criatividade.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/9Q6RLP

2º ano 1

A partir da proposta do livro de Ciências da Natureza, a turma do 2º ano 1, da professora Valesca May, explorou as frutas e as diferentes receitas que podem vir delas. Para realizar o estudo na prática, a turma colocou a mão na massa e preparou diferentes misturas e sabores de sucos, que além de deliciosos são naturais e ricos em vitaminas.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/uCPwVh

2º ano 2

O estímulo do raciocínio através da tabuada aumenta a capacidade mental da criança. Aprender a tabuada é primordial, pois trará benefícios no decorrer dos estudos e maior praticidade em cálculos, que serão necessários em inúmeras situações no decorrer da vida.

Desta forma, é importante propor às crianças diferentes maneiras que explorem essa propriedade matemática. A turma do 2º ano 2 está aprendendo a tabuada de um jeito muito divertido através de dinâmicas como a: Dança e Batalha da Multiplicação, que consistem em resolver desafios de multiplicação em um curto espaço de tempo. A galerinha está ficando fera na tabuada, brincando, aprendendo e se divertindo muito.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/y8bgSe

3º ano 1 e 2

Conforme a proposta do livro de Ciências Humanas e da Natureza, as turmas do 3º ano 1 e 2, realizaram o estudo sobre os animais vertebrados e invertebrados. Durante o estudo, os alunos aprenderam a identificar e conhecer os tipos de animais e sua classificação e reprodução, conheceram os hábitos diurnos e noturnos dos animais e compreenderam o que é extinção, quais os motivos e sobre o tráfico de animais. Para finalizar o estudo, em grupo, os alunos elaboraram cartazes separando os animais vertebrados e invertebrados.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/E2qPye

4º ano 1 e 2

Uma das metodologias ativas desenvolvidas no IMA é a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team Based Learning), onde a dinâmica da sala de aula é invertida e busca desafiar o aluno no processo de ensino/aprendizagem. Para a aplicação desta metodologia nas turmas do 4º ano 1 e 2, a professora encaminha com antecedência o conteúdo definido, para que os alunos possam se preparar individualmente e para o trabalho em grupo.

No dia da aplicação da metodologia, a aula inicia com uma breve explicação, em seguida lança-se uma questão conceitual, de múltipla escolha, para que os alunos pensem a respeito e votem na alternativa que julgam ser a correta, fazendo o registro e mostrando o cartão resposta para a professora, simultaneamente. Posteriormente, os alunos se reúnem com sua equipe e discutem qual questão é a correta, todos fazem o registro e um integrante de cada equipe vai à frente com o cartão e mostra a resposta para a classe. A atividade se repete até completar todas as questões preparadas pela docente, um momento de muito envolvimento e participação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/KeqMAe

Saiba mais sobre a proposta: goo.gl/9CqRC8

5º ano 1 e 3

Neste trimestre os alunos do 5º ano 1 e 3 estudaram o gênero textual grafite, uma das formas de intervenção urbana. Durante o estudo, os alunos pesquisaram sobre os grafiteiros mais conhecidos e aprenderam ainda mais características sobre o gênero. Para finalizar a proposta, as turmas produziram uma arte em grafite, como também são grandes artistas usaram a criatividade e capricharam para criar uma camiseta exclusiva.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/tj3yCX

5º ano 2

De acordo com o estudo do livro “Caminhos de um rio”, os alunos do 5º ano 2 retrataram algumas cenas da história, utilizando a técnica de pintura com bolhas, deixando o desenho mais abstrato.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse o link: https://goo.gl/JvJtav