Confira as Propostas Pedagógicas desenvolvidas no Projeto Contraturno, do período integral durante o mês de abril.
Projeto Contraturno 1 – Aula de Culinária
Uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento das crianças é por meio de atividades que fogem do padrão tradicional de ensino, como a aula de culinária. Dessa forma, os alunos do Projeto 1, do período integral, sob orientação da professora Maraísa Miguel Vicente, realizou a receita de um bolo de cenoura que foi saboreado pela turma. Quando saímos da sala de aula e levamos as crianças para ambientes diferentes é possível aprender novos conteúdos, ligados à Matemática, nos eixos de grandezas e medidas, Língua Portuguesa, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas, uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno faz, desenvolvendo assim novas habilidades e descobrindo a origem dos alimentos, saber que o leite não vem da caixinha e que legumes e verduras crescem na terra, sob sol e chuva, despertando assim, cada vez mais a curiosidade das crianças.
Confira a publicação no Facebook: twixar.me/WFJK
Projeto Contraturno 2 – Como vejo as penas na caixa de luz?
Os alunos do Projeto 2, juntamente com a professora Camila de Oliveira, pesquisaram em sala de aula várias espécies de aves brasileiras. Durante o estudo a turma estendeu a pesquisa com as famílias, onde procuraram e trouxeram penas de pássaros que encontraram.
Através da experiência usando a lupa, as crianças puderam observar as penas na Caixa de Luz, identificaram as espécies e descobrindo efeitos e elementos contidos nas partes da pena. Tais como: cálamo – ponta oca que fica enterrada na pele da ave; raque ou ráquis – parte central o “eixo da pena”, que divide a pena em dois vexilos, barbas – “raminhos” das penas que estão presos à raque. Surpresos e encantados com as descobertas, enriqueceram seus conhecimentos.
Confira todas as fotos no Facebook: twixar.me/8z6K
Projeto Contraturno 3 – Projeto Financeiro e Ambiental
A turma do projeto 3 mediada pela professora Luana vem desenvolvendo o Projeto Financeiro e Ambiental. A partir da pesquisa de informações, gráficos de barras, levantamento de hipóteses, resolução de problemas, gerenciamento de finanças e cálculos matemáticos, os alunos concluíram o levantamento de quais hortaliças cultivar, pensando no plantio, o que é necessário durante o crescimento das mudas, o tempo para a colheita, benefícios e custos. Na segunda etapa, a turma preparou o solo para o plantio e cultivo das hortaliças. Virando o barro encontraram minhocas, misturaram o adubo e perceberam o solo úmido e o seco, causa e efeito da natureza. Confira!
Confira o link da publicação no Facebook: goo.gl/QGwUCa
Projeto Contraturno 4 – Circuito com jogos
A turma do Projeto 4, mediada pela professora Milena Djionara Mees, foi desafiada a realizar um circuito com jogos voltados à alfabetização e ao cálculo mental, estes já explorados semanalmente por eles e que buscam a resolução de problemas e a consciência fonológica, proporcionando um ambiente lúdico e propício a uma aprendizagem significativa.
Confira também a publicação no Facebook: twixar.me/fc2K